As ações preventivas de combate aos efeitos provocados pelas fortes chuvas, que ocorrem tradicionalmente nos meses de outubro e novembro em Vitória da Conquista, estão sendo rigorosamente intensificadas pelo Governo Municipal com o intuito de garantir a segurança da população. As medidas serão adotadas em todos os pontos do município, sobretudo nos considerados mais críticos, situados tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Para traçar estratégias e estabelecer essas medidas, foi promovida uma reunião no Gabinete Civil da Prefeitura na manhã desta quinta-feira, 17. Participaram da reunião, o prefeito Guilherme Menezes, o chefe de Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, o assessor especial, Gildásio Silveira, além de representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Agricultura e Infraestrutura Urbana.

Entre as ações, está a formação de uma comissão composta por representantes de várias secretarias municipais. A missão desse grupo de gestores será atuar permanentemente durante o período chuvoso em parceria com a Defesa Civil para garantir à assistência aos moradores da melhor forma possível. “Tudo deve ser feito para garantir a segurança da população”, certificou o prefeito Guilherme Menezes.

Esse trabalho preventivo já vem ocorrendo na cidade com a realização, por exemplo, de mutirões de limpeza em vários bairros de Vitória da Conquista. Além disso, será intensificada a limpeza de bueiros, desobstrução de canais e saída para escoamento das águas, entre várias outras ações. Conforme Márcio Higino, todo o trabalho preventivo ocorrerá de forma integrada. “Todas as secretarias atuarão juntas”, assegurou o chefe de Gabinete.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, o trabalho de conscientização junto aos moradores também já está sendo feito no município. “A Defesa Civil já está realizando o mapeamento das áreas de riscos e visitando as famílias que vivem em áreas críticas para alertá-las sobre as fortes chuvas que ocorrem geralmente nesse período”, declarou o gestor.

Telefone de emergência – A coordenação de Defesa Civil de Vitória da Conquista pode ser acionada por meio do telefone 199. Recomenda-se, entretanto, que a primeira medida a ser tomada em caso de risco por ocorrência de temporais seja a saída imediata das residências.

A Prefeitura de Vitória da Conquista orienta e pede a colaboração da população para não passar trote no telefone de emergência 199 a fim de não dificultar os trabalhos de campo que serão intensificados no município nesse período. As informações passadas de maneira incorreta serão grandes obstáculos para o atendimento e a assistência às famílias que realmente necessitarem de ajuda.

Confira alguns cuidados em caso de chuvas intensas:

*Providencie a saída do local e retirada das pessoas que ainda estão correndo risco; se possível, providencie socorro às vítimas;

*Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso;

*Cuidados com aparelhos elétricos, quando molhados (ou úmidos) tornam-se perigosos. É melhor desligar a energia;

*Nas ruas, evite abrigar-se sob árvores. Elas atraem raios e os galhos podem feri-lo caso caiam;

*Nunca atravesse ruas alagadas ou com enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água pode arrastá-lo;

*Se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar; não pare o carro perto de árvores ou postes porque eles podem cair com a força do vento;

*Poças de água podem ocultar crateras;

*Siga corretamente todas as recomendações dos órgãos responsáveis pelo seu resgate.