Gabinete da Prefeita
Postado em 12 de junho de 2025 as 18:16:32
Sancionada pela prefeita Sheila Lemos, a lei nº 3.020/2025 que cria o Dia do Líder Comunitário em Vitória da Conquista, a ser celebrado no dia 6 de março. A data é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos líderes comunitários, que atuam de forma voluntária e dedicada em prol da melhoria das condições de vida nas diversas comunidades do município, participando tanto da execução de políticas públicas pelo Governo Municipal quanto apresentando demandas e contribuindo na elaboração de ações em diversos segmentos que impactam o dia a dia de suas comunidades.
Segundo o texto da lei, de autoria do vereador Adinilson Pereira, o Dia do Líder Comunitário será dedicado a ações e eventos que promovam a valorização e o reconhecimento dos líderes comunitários, com destaque para suas contribuições no fortalecimento da cidadania, da solidariedade e da democracia local.
“Celebrar o Dia do Líder Comunitário é uma forma de agradecimento e reconhecimento público a essas pessoas que fazem a diferença no dia a dia da cidade. Com a aprovação desse projeto, esperamos que mais cidadãos se insiram no exemplo de liderança comunitária e se sintam motivados a construir para o crescimento e o bem-estar de nossa cidade. Além disso, pretendemos estimular o fortalecimento das redes de apoio e a valorização de ações que priorizem o desenvolvimento local, integral e social”, disse o autor do projeto.
Liderança e voz
O papel dos líderes comunitários é de fundamental importância na construção de uma democracia participativa, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico e social das localidades que representam.
É por meio da atuação dessas lideranças que as demandas e necessidades de determinados territórios são melhor conhecidas, por conviverem nos locais diariamente e terem a confiança da população. Assim, as comunidades têm mais ferramentas para apresentarem ao poder público suas reivindicações, num processo que, além de garantir melhor qualidade de vida, também fortalece os laços de comunidade.
Há oito anos atuando como líder comunitário no loteamento Comveima I, Jackson Aguiar destaca o esforço de um trabalho voluntário que envolve muita luta em prol da comunidade, e reconhece o empenho do Governo Municipal em dialogar. “A gente sabe dos desafios que encontra. Não há liderança comunitária sem quem atenda a essas lideranças, e a atual gestão tem mostrado essa flexibilidade em nos receber, nos escutar e buscar resolver as demandas que levamos à Prefeitura. Sabemos que não é uma tarefa fácil, porque Vitória da Conquista é uma cidade de quase 400 mil habitantes, então são demandas de diversas localidades”.

Jackson
Jackson afirma que o papel das lideranças é observar as necessidades do bairro, cobrar aquilo que necessitam, e também entender o que pode ser feito de imediato, o que precisa de mais tempo para ser resolvido, levando as respostas do poder público para os moradores. “Esse também é o nosso papel, escutar o que a gestão pode fazer naquele momento e o que poderá ser feito no futuro, trazendo essas respostas para a comunidade. Por isso, parabenizo a todas as lideranças comunitárias do município por esse reconhecimento”, afirmou.
Líder comunitário no Nova Cidade, Osvaldo West Filho também aponta para os desafios e conquistas da função. “Ser liderança comunitária não é fácil, pois não temos remuneração nenhuma. A gente faz sem esperar um retorno pessoal, mas sim pro bairro onde moramos, pra nossa comunidade. Já conseguimos unidade de saúde, abrigos para os pontos de ônibus, iluminação pública. É preciso ter essa comunicação com o poder público, porque a prefeita não tem como saber de todas as necessidades do município. Daí a nossa importância”, afirmou Osvaldo, que também tem experiência em outras formas de participação popular, como nos Conselhos Municipal de Usuários dos Serviços Públicos, de Habitação e de Saúde.

Osvaldo
Escuta Ativa
Como parte da aproximação da gestão pública com os cidadãos conquistenses, a Prefeitura Municipal tem realizado diversas ações para integrar a população à construção de políticas públicas e à tomada de decisões.
Uma dessas iniciativas são as audiências públicas do Plano Plurianual (PPA). Na última quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores, o Governo Municipal apresentou a ferramenta Escuta Ativa, que permite a participação da população nas discussões do PPA de forma virtual até o dia 24, por meio da plataforma governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br.
Nesta quinta-feira (12), foi realizada a primeira audiência pública presencial, na Escola Municipal Professora Helena Cristália que discutiu o eixo Conquista da Inclusão Social, Direitos e Cuidados. No total, serão quatros eixos que teriam suas audiências nos dias 13, 16 e 17, mas devido às baixas temperaturas no município foram adiadas.





