Notícia Destaque
Postado em 24 de abril de 2025 as 17:00:28

Nesta quinta-feira (24), mulheres que querem empreender ou já são empreendedoras tiveram mais uma oportunidade de impulsionar seus negócios com palestras sobre planejamento estratégico. A ação faz parte do Programa Mulheres que Conquistam, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).
À tarde, na Sala da Mulher Empreendedora, a palestra foi direcionada para participantes da Assessoria “Crescer“, destinada a empresárias que já atuam no mercado há mais de um ano, mas enfrentam dificuldades para expandir seus negócios. Ao longo da exposição, a mentora e empresária, Kênia Cristina, ressaltou a importância de estabelecer um plano de negócios, independente da natureza do empreendimento. As participantes receberam orientações para nortear as ações, como o planejamento de metas, formas de captar recursos e como identificar as prioridades na hora de direcioná-los, a busca por parcerias e demais formas de alcançar seus objetivos.
A palestrante, que tem vivência prática na área, salientou a importância de dividir o conhecimento com as participantes. “Qualquer negócio que se preze precisa ter algum tipo de direcionamento. E nesse programa elas aprendem coisas diferentes do que aprenderiam, por exemplo, numa escola”. Kênia destacou a necessidade de estimular as mulheres a pensarem como gestoras de um negócio, em todos os aspectos e etapas. “Muitas vezes elas criam um negócio para ser empregada do negócio. Na verdade, elas precisam entender que elas são as gestoras, as empresárias. Precisam estar com a mentalidade estratégica, entender quais são as áreas e processos do negócio que necessitam de atenção para crescer”.

Kênia Cristina
Segundo Kênia, o planejamento é uma parte indispensável para quem quer empreender, não importa qual seja o seguimento ou o alcance do negócio. “Trazemos ferramentas práticas para que elas possam ter esse olhar macro e enxergar além do que visualizam hoje, que é simplesmente vender o produto. Então a curto, a médio ou longo prazo, elas vão definir como é que o negócio vai estar daqui a, por exemplo, um ano, que ações precisam fazer agora, porque as ações do planejamento estratégico começam agora para impactar e trazer resultados no futuro”, completou a palestrante.
Secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira explicou a importância de projetos contínuos como o Mulheres que Conquistam, que oferece apoio e aconselhamento tanto para mulheres que ainda não começaram a empreender quanto para aquelas que já estão em atividade, mas querem melhorar os resultados. “Muitas vezes os negócios começam, mas não alavancam por falta de técnicas. Então o objetivo desse programa é orientar as mulheres, não somente aquelas que estão começando, também aquelas que já têm o próprio negócio, mas não conseguem dar um passo além. As empreendedoras que participam do nosso programa saem daqui com muito mais possibilidades de gerar renda a partir de seus negócios”.
O Mulheres que Conquistam é dividido entre os eixos “Germinar”, “Crescer” e “Frutificar”, com diferentes abordagens para empreendimentos em diferentes estágios. Vinculada à SMPM, a Sala da Mulher Empreendedora oferece uma grande variedade de serviços, a exemplo de assessoria técnica, cursos de capacitação empresarial, orientação profissional e realização de seminários, garantindo suporte, qualificação e oportunidades de networking para ajudar as mulheres a expandir seus negócios.
Gerente da Sala, Efigênia Ferreira salientou os resultados alcançados dentro da iniciativa. “A Sala da Mulher Empreendedora existe há quatro anos, e nesse período nós temos relatos incríveis. Tem mulheres que já começaram a exportar, vendendo para fora do país. Tem mulheres que saíram da situação de vulnerabilidade e hoje conseguem ter renda através do seu negócio, que conseguiram se desvencilhar de ciclos de violência. Aqui não abordamos só sobre gestão, mas sobre crescimento pessoal também”.
- Viviane Ferreira
- Efigênia Ferreira
A representante de vendas Aline Santos ficou sabendo da palestra no talk show de aberturas do Mulheres que Conquistam. “Participei do evento e recebi o convite pra esse curso que vai ensinar as mulheres empreendedoras do município a crescer e impulsionar seus negócios. A minha expectativa é sair com conhecimento para colocar em prática, porque o conhecimento serve pra isso. É muito válido porque ninguém cresce só. Cada mulher tem a sua história, e nos juntando aqui para ouvir e compartilhar as nossas experiências, todas saímos ganhando. Espero que todas consigam crescer os seus negócios”.
Empreendedora do ramo de decoração de casas, Jéssica Barrocal participa de diferentes iniciativas da SMPM, e aprova a valorização do empreendedorismo feminino na cidade. “É muito importante termos esse espaço voltado às mulheres. Sabemos que, por mais que nós tenhamos conquistado muitos espaços no mercado de trabalho, ainda temos dificuldade em muitos aspectos. Então a partir de iniciativas como essas, principalmente a parte de cursos de profissionalização, a gente consegue fazer bastante network, conhecer outras empreendedoras, e assim a gente conseguir alavancar os nossos negócios”.
- Aline
- Jéssica
Pela manhã, a palestra de planejamento estratégico foi destinada às participantes da Assessoria “Germinar”. Também ministrada por Kênia Cristina, o encontro focou em ações e orientações para empreendedoras que iniciaram seus negócios sem planejamento prévio e precisam definir estratégias para atrair clientes, bem como para aquelas que desejam tirar suas ideias do papel.











