Na tarde desta segunda-feira (14), a prefeita Sheila Lemos recebeu a visita de Dom Vitor Agnaldo Menezes, arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, no Gabinete Civil. O encontro contou com a presença de outros membros da Igreja Católica e do vereador Luís Carlos Dudé.

Além de conhecer as instalações do Paço Municipal, recém-reformado, e abençoar o gabinete, Dom Vitor agradeceu à prefeita Sheila Lemos por toda a mobilização do Governo Municipal para o acolhimento do novo arcebispo, desde as reuniões para discutir os preparativos, passando pela recepção no aeroporto Glauber Rocha até a cerimônia de posse e a primeira missa celebrada.

Durante a reunião, Dom Vitor demonstrou interesse em se inteirar dos principais desafios encontrados pela administração municipal no cuidado do dia a dia com as pessoas e a cidade, e se colocou à disposição para auxiliar o Governo Municipal, juntamente com a comunidade católica, nas demandas do município.    

A prefeita Sheila Lemos manifestou satisfação em receber o líder religioso justamente no primeiro dia de retorno dos atendimentos no gabinete reformado: “Tivemos o prazer de receber nesta tarde o nosso arcebispo Dom Vitor Agnaldo Menezes. Ele veio conhecer as instalações da Prefeitura e coincidiu que é o primeiro dia que nós estamos atendendo aqui no novo gabinete. Aproveitamos, claro, e ele deu a bênção aqui no gabinete e tratamos de Vitória da Conquista, de todos os desafios que nós temos nessa imensa cidade, com território enorme, com muita diversidade”.

A gestora debateu com o arcebispo temas como segurança pública, saúde, abastecimento de água na Zona Rural, entre outros assuntos, destacando as ações da Prefeitura para garantir que a população das zonas urbana e rural tenham acesso a serviços de qualidade para uma vida digna. Entre os exemplos citados pela prefeita, estão o projeto Saúde em Todo Lugar, que busca ampliar o acesso a serviços de saúde nos povoados e distritos da Zona Rural, o Brilha Conquista, que substituiu as lâmpadas de vapor de sódio da cidade por luminárias de LED, proporcionando maior visibilidade e segurança aos moradores, assim como a atuação da Guarda Municipal e a limpeza de terrenos baldios pela Coordenação de Limpeza Pública.   

“Falamos bastante dos desafios na Zona Rural, falamos da quantidade de povoados que temos, da quantidade de quilombos, os desafios na saúde e na habitação. Então nós nos colocamos, enquanto poder público municipal, à disposição da Igreja para que possamos trabalhar juntos para a melhoria dos nossos munícipes. O município já tem várias parcerias com as igrejas e instituições, católicas, evangélicas, as de matriz africana, em que a gente tem o entendimento de que precisamos expandir essas instituições para toda a cidade, porque, mais do que trabalhar com a religiosidade, elas trabalham também com o social”, afirmou a prefeita.

O arcebispo também demonstrou interesse em entender o crescimento da cidade, buscando se inteirar sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para entender as demandas sociais das diferentes localidades, além de pensar a expansão da presença da Igreja Católica com o estabelecimento de mais paróquias pela cidade, para poder atuar de forma mais presente nas comunidades. Também foi discutido a formalização do trajeto entre a Catedral e o Cristo de Mário Cravo como o “Caminho da Fé”.

Dom Vitor elogiou as novas acomodações da Prefeitura e expressou a gratidão pela acolhida calorosa de toda a população da cidade. “Fico contente de saber que a Igreja tem sido também uma instituição que as pessoas realmente acreditam na cidade. Eu pude perceber isso com a minha chegada, também na fala da prefeita, que a Igreja Católica é uma instituição respeitada na cidade, uma das instituições mais antigas, presente desde a fundação da cidade”.

Prefeita Sheila Lemos e Dom Vitor Agnaldo Menezes

O novo arcebispo metropolitano aproveitou para desejar à prefeita e a toda comunidade católica da cidade uma ótima celebração da Semana Santa, destacando a importância das religiões como um todo na vida das pessoas: “A presença da religião na vida das pessoas, seja da religião católica ou de outras denominações cristãs, e também das outras manifestações religiosas de vários tipos, só tem a beneficiar a população. Eu creio que a religião só faz o bem”, completou Dom Vitor.

Ao final da visita, acompanhado pelo Chefe do Gabinete Civil, Ivanildo Silva, e pelo vereador Luís Carlos Dudé, o arcebispo conheceu o Memorial Murilo Mármore, onde está exposta a galeria com as fotos dos ex-prefeitos da cidade