Alunos que finalizaram a última turma dos cursos ofertados pela Prefeitura em parceria com o Senai

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), segue promovendo cursos de capacitação para os moradores do bairro Vila Elisa. Nesta segunda-feira (7), uma nova turma iniciou o curso de produção de massas, enquanto, na última sexta-feira (4), foi encerrado o curso de pães e bolos.

As duas formações fazem parte da parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e têm como objetivo promover qualificação profissional e geração de renda para moradores dos residenciais Minha Casa, Minha Vida e do programa Morar Legal.

Esta é a sétima turma dos cursos realizados em parceria com o Senai este ano. Até agora, já foram promovidas três turmas do curso de empilhadeira a combustão e quatro na área de culinária. As aulas dos cursos voltados para a área de alimentos acontecem em unidades móveis do Senai, instaladas no próprio bairro, com metodologia prática e voltada ao mercado de trabalho.

Para o diretor de Habitação de Interesse Social, Nildo Freitas, essas ações fortalecem o trabalho da Prefeitura na busca por autonomia financeira das famílias atendidas pelas políticas habitacionais. “Isso não é apenas um curso, mas sim uma oportunidade para que essas pessoas possam se capacitar, empreender e ampliar a renda familiar. Sabemos que são cursos caros e que muitas pessoas interessadas não conseguiriam pagar. Por isso, essa parceria é tão importante. Nosso compromisso vai além da moradia: queremos garantir condições para que as famílias que atendemos cresçam e conquistem sua independência financeira. A qualificação profissional é um dos caminhos mais seguros para isso”, ressaltou Nildo.

A moradora da região, Maria José Nunes, participou da última turma, sobre massas doces, e nesta segunda-feira iniciou o curso de massas salgadas. Segundo ela, seu objetivo é se capacitar cada vez mais. “Esses cursos estão sendo muito bons e produtivos. Já comecei a praticar em casa. Eu já trabalhei com massas, mas esses cursos são mais uma forma de me aperfeiçoar. A professora é super atenciosa. Esse é um curso para aprender coisas novas e depois ganhar dinheiro”, relatou.

Outra moradora do Vila Elisa, Maria Aparecida Sampaio, participou do encerramento da turma de massas salgadas, na última sexta-feira, e compartilhou sua experiência. “Essa foi uma oportunidade maravilhosa, porque a gente pôde aprender e também ter uma certificação comprovada para a produção de bolos e salgados. Foi muito bom mesmo. Meu objetivo agora é abrir meu próprio negócio, começar a vender bolo de pote, fazer bolos para aniversário e outras coisas a mais”, afirmou.

Após a conclusão dos cursos, os participantes são acompanhados pelo programa Acessuas Trabalho, que oferece orientações sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e elaboração de currículos.