O Parque Municipal da Lagoa das Bateias já é considerado um dos cartões-postais do município e uma opção para as práticas esportivas e lazer para as famílias. Ainda assim, o local costuma ser alvo do descarte irregular de lixo, onde se observa principalmente a presença de resíduos domésticos próximos às áreas residenciais do seu entorno.

Com o intuito de manter este ambiente agradável, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), promove, neste sábado (29), um mutirão de limpeza com serviços de capina, roçagem, varrição, lavagem e higienização de vias, além da coleta de resíduos descartados irregularmente no entorno.

Mais de 40 trabalhadores da limpeza pública urbana estarão envolvidos na ação que a partir de agora estará inserido no calendário de limpeza da Sesep ao longo de todo o ano. Com isto, os moradores do entorno da Lagoa e também os frequentadores poderão usufruir do espaço com segurança e com a garantia de um melhor aspecto.

Um dos frequentadores mais assíduos do espaço é o morador do bairro Candeias, Cristóvão Khouri. Ele conta que desde 2005 realiza suas caminhadas no parque, que considera o melhor local da cidade para recreação. “Sou ex-fumante e escolhi aqui por não ter poluição, pelo contato com a natureza. Fico triste quando chego e vejo o local sujo e deixo aqui o apelo para que a população contribua e pare de jogar lixo”, destacou Cristóvão.

Processo de revitalização da Lagoa

A Lagoa das Bateias começou a ser revitalizada em março de 2023 em uma ação realizada pela Prefeitura, por meio do Departamento de Serviços Gerais (Deserg), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que permitiu a preservação da fauna e da flora, garantindo a manutenção da biodiversidade da região.

Na primeira fase do trabalho foram realizadas ações como a remoção de resíduos orgânicos, entulhos e vegetação, permitindo o ressurgimento do espelho d’água de 53 hectares. No total, foram revitalizados 234 mil metros quadrados da Lagoa das Bateias, dentro de uma área de 534 mil metros quadrados do parque ambiental.

A segunda etapa da revitalização é feita através de uma parceria entre o Governo Municipal e a VCA Construtora, com supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O espaço já recebeu uma Vila Esportiva, que conta com campo sintético, quadra poliesportiva e campo de areia.

O projeto também prevê a criação de duas novas vilas, gastronômica e familiar, além de um coreto com área contemplativa e outras melhorias para ampliar as opções de lazer e convivência no parque.