Nesta quinta-feira (27), representantes das secretarias municipais de Finanças, Governo, Transparência, Gestão e Inovação, e Gabinete Civil concluíram a fase inicial de articulação para elaboração do Plano Plurianual (PPA) quadriênio 2026-2029. O encontro teve como objetivo alinhar a gestão municipal para um planejamento estratégico das ações do município.

O Plano Plurianual (PPA) é um documento vital e obrigatório que estabelece as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, com validade de quatro anos. Nesta fase inicial, foram formados quatro Grupos Táticos de Trabalho (GTTs), compostos por agentes de governo. Esses grupos foram responsáveis por apontar indicadores, relacioná-los às ações do Plano de Governo, analisar e selecionar instrumentos de avaliação e elaborar o Mapa de Indicadores.

O secretário de Finanças, Rodrigo Bulhões, destacou a importância da articulação entre as secretarias para a definição de diretrizes objetivas e metas do governo, com foco no desenvolvimento regional. “Estamos elaborando indicadores como o índice de efetividade de gestão municipal, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à agenda 2030 da ONU, além de um orçamento sensível às questões de gênero e voltado para a criança e o adolescente”, afirmou Rodrigo.

Nos próximos meses, o governo realizará encontros estratégicos para definir diretrizes, objetivos e metas. Após essa etapa, o escopo do PPA será apresentado à sociedade civil, garantindo transparência e participação social no processo, até, finalmente, a homologação pela prefeita Sheila Lemos, prevista para julho. “Realizaremos audiências públicas nas zonas  Rural e Urbana, debatendo com a população sobre a confecção dessa importante lei. Isso permitirá a coleta de sugestões e a inclusão de demandas da comunidade, tornando o documento mais representativo e alinhado às reais necessidades da população”, explicou o secretário.

Rodrigo Bulhões

Participação da sociedade

O chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, enfatizou que a elaboração do PPA contará com o apoio e a participação de todos os segmentos da sociedade, especialmente dos servidores municipais. “O PPA é um trabalho colaborativo que busca garantir a realização de todos os projetos, ações e planos de governo. É fundamental a participação da comunidade, do empresariado e de todos os que fazem parte de Vitória da Conquista. Estamos construindo isso a quatro mãos para que possamos dizer, no futuro, que realizamos o melhor plano plurianual para que nossa cidade se desenvolva de forma autônoma”, declarou Ivanildo.

Coronel Ivanildo

Cronograma do Plano Plurianual (PPA)

Etapa

Atividades Principais

Prazo

Formação do GTT e Mapa de Indicadores Criação do GTT, levantamento e análise dos indicadores Fevereiro a Março
Encontros de Sensibilização Oficina e reuniões estratégicas Março
Definição de Diretrizes, Objetivos e Metas Reuniões com Secretários e GTs Abril a Maio
Apresentação do PPA à Sociedade Audiências e coleta de sugestões Maio a Junho
Consolidação do PPA Sistematização e revisão técnica Junho a Julho
Aprovação e Encaminhamento Homologação e submissão à Câmara Julho

 

Governo Municipal articula diretrizes do Plano Plurianual 2026-2029