Gabinete Civil
Postado em 5 de fevereiro de 2025 as 14:37:05
e atualizado em 7 de fevereiro de 2025 as 09:50:43
A sessão de abertura dos trabalhos legislativos do ano 2025, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, foi realizada na manhã desta quarta-feira (5). Presidida pelo presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL), a sessão contou com a presença da prefeita Sheila Lemos (União) e do vice-prefeito Aloisio Alan (Republicanos), além dos demais vereadores e vereadoras.
Conforme previsto na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa, a sessão solene é destinada apenas ao pronunciamento do presidente e à leitura da mensagem do Poder Executivo Municipal. Em sua fala, a prefeita Sheila Lemos agradeceu a relação harmoniosa e independente entre os dois poderes, fez um breve balanço das ações realizadas em seu primeiro mandato, e destacou os projetos do Poder Executivo para os próximos anos, citando a educação como pilar de seu governo.

Mesa diretora com prefeita e o vice-prefeito
A prefeita Sheila Lemos iniciou a mensagem falando da emoção de voltar à tribuna da Câmara, no início dos trabalhos, dessa vez como prefeita eleita, após uma eleição histórica, e não em exercício. “Estou aqui, mais uma vez, para juntos abrirmos os trabalhos desta Casa Legislativa, e buscarmos, em harmonia, o melhor para a nossa população e para a nossa terra”, declarou, reforçando o seu papel enquanto gestora: “Nós, representantes do povo, vamos governar para toda a Joia do Sertão Baiano, indistintamente, independentemente de predileções partidárias. E é com este espírito que me dirijo a todos neste momento”.
Ela ainda destacou o importante papel desempenhado pelos vereadores para o crescimento obtido nos últimos quatro anos e citou que a Educação é o farol que deve guiar todo governo que se quer democrático e responsável. “Nos próximos quatro anos, avançaremos para erradicar o analfabetismo em nossa cidade. Nosso compromisso prioritário na gestão é fazer a busca ativa por estudantes e garantir a Alfabetização na Idade Certa. Vamos trabalhar para recuperar toda a estrutura da rede e, com isso, permitir que nossas escolas sejam também espaços de convivência social”, revelou Sheila.

Sheila citou outros programas e projetos que serão realizados no novo mandato em diversas áreas, a exemplo da Saúde, da Infraestrutura e da Mobilidade Urbana. A maior novidade é a criação de duas secretarias com seus respectivos conselhos: a Secretaria Municipal de Defesa Social, na qual estará inserida a Guarda Municipal, e a Secretaria Municipal de Esportes. “Ambas são necessárias e urgentes. Para implementarmos esses dois importantes segmentos da gestão pública, contaremos com o apoio desta Casa Legislativa na aprovação do projeto que enviaremos à Câmara”, pleiteou.
Entusiasmada, a prefeita fez projeções que perpassam os próximos anos e os limites da administração pública. “O desejo do nosso saudoso Herzem Gusmão, compartilhado por todos nós, era projetar Vitória da Conquista para o futuro, principalmente para o marco dos 200 anos de emancipação da cidade. E nós trabalhamos com essa proposta de fazer desta terra, que já é exemplo para toda a Bahia, ser exemplo também para o Brasil, e, em breve, a melhor cidade do país para se viver. Este é o nosso sonho e é assim que projetamos Vitória da Conquista: para o futuro”.
Ao final, desejou que os vereadores façam um bom trabalho na Câmara Municipal, e pediu que todos possam se unir na soma de esforços para enfrentar os grandes desafios da gestão.

Em sua primeira sessão como presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro afirmou que nenhuma atitude e medida administrativa será tomada sem absoluto respeito aos parlamentares e à população de Vitória da Conquista. “O processo eleitoral ficou para trás. De agora em diante, seremos um só corpo buscando o progresso de nossa cidade”, salientou.
O presidente citou as principais bandeiras e projetos de sua gestão. São eles: ampliação e melhoria da comunicação e da interlocução com o povo de Vitória da Conquista, criação da bancada feminina e mais transparência às ações da Câmara de Vereadores. Ele informou que já iniciou o processo de tombamento do prédio histórico, que durante muitos anos serviu de sede ao legislativo e que hoje abriga alguns setores administrativos da Câmara, assim como o Memorial. Outros importantes projetos a serem estudados e aprovados pelos 23 vereadores são atualizar e reformar a Lei Orgânica do Município, que já possui mais de 30 anos, e reformar o Regimento Interno da Câmara. Ivan ainda lembrou que, por meio da lei sancionada pela prefeita, o Ano de Centenário de José Pedral será celebrado em 2025.
Para encerrar seu discurso, o presidente da Câmara de Vereadores desejou à prefeita Sheila Lemos um governo repleto de vitórias e de conquistas, que as obras e serviços da administração municipal beneficiem cada vez mais conquistenses, com pavimentação, postos de saúde, escolas e áreas de lazer. Ele concluiu ratificando a permanência do diálogo. “Atuaremos como manda a constituição, em harmonia, para assegurar ganhos coletivos permanentes. Os vereadores desta Casa, atuando com independência e coragem, haverão de honrar cada voto recebido nas urnas, atuando sempre pelo bem maior de nossa cidade. De nossa parte, fica mais este compromisso, de qualificar o debate e exercer o diálogo como principal instrumento de convencimento”, finalizou.
- Aloisio Alan
- Edivaldo Ferreira Júnior
O vice-prefeito Aloisio Alan desejou um bom início de trabalho e reforçou a convivência harmoniosa entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. “O que a gente quer é que os vereadores sempre defendam os direitos dos nossos cidadãos. É muito importante que os vereadores, responsáveis por fazer as leis, estejam dialogando com a Prefeitura que as executa. Eu acredito que com isso aí, nós vamos ter uma convivência muito harmoniosa durante esse período”, disse.
O líder do Governo, Edivaldo Ferreira Júnior, destacou o seu papel como interlocutor entre os vereadores e o Poder Executivo: “Aceitamos o convite da nossa prefeita para assumir a liderança do Governo e estamos assumindo esse papel de forma muito tranquila. Eu fiz parte do governo como secretário de Gestão, como procurador-geral do Município e sabemos do grande compromisso que a nossa prefeita tem na administração da coisa pública. Vamos fazer a interlocução entre os nossos colegas vereadores e vereadoras, junto ao Poder Executivo Municipal, e tenho certeza que não teremos nenhuma dificuldade, até porque temos colegas vereadores extremamente comprometidos com a nossa cidade e com o povo de Vitória da Conquista”.
MENSAGEM DA PREFEITA SHEILA LEMOS À CÂMARA DE VEREADORES
PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE IVAN CORDEIRO








