Cultura
Postado em 15 de dezembro de 2024 as 15:30:29
Na manhã deste domingo (15), foi realizada a “Copa Integração”, um pequeno torneio entre alunos que marcou o encerramento das atividades deste ano do projeto das escolinhas de judô do Estádio Municipal Edvaldo Flores. O projeto é apoiado pela Prefeitura e visa oferecer gratuitamente a prática do judô a crianças a partir dos quatro anos.
A iniciativa do projeto de judô surgiu há 20 anos, por meio de um grupo de professores voluntários (Senseis) e atende hoje cerca de 150 crianças. O apoio da Prefeitura, por meio da Coordenação de Esporte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), se dá pela cessão de materiais como o tatame, além do espaço no estádio onde as aulas são realizadas duas vezes por semana.
Dois professores responsáveis pelo projeto, Graciela Ferraz e Agnaldo Telles, destacaram a importância da iniciativa para a comunidade. “Muitos não se tornarão atletas de ponta, mas todos se tornarão cidadãos de bem. O projeto ajuda a formar pessoas melhores para um mundo melhor. Esta pequena competição, além de ser uma confraternização, ensina as crianças a enfrentar desafios e a entender a importância de competir”, afirmou Agnaldo.
- Graciela
- Agnaldo
Toni Dinart, pai de dois jovens judocas, expressou seu apoio e satisfação com a participação de seus filhos no projeto. “O esporte é um meio de inclusão social. Desde que começaram, o comportamento, a atenção e o respeito deles melhoraram. Este projeto é muito importante. Hoje, recebemos a notícia de que o tatame será trocado. A Prefeitura está de parabéns por apoiar não só o judô, mas outras modalidades também. Com a troca do tatame, fechamos o ano com chave de ouro”, comentou Toni.

Toni
De acordo com o coordenador de esportes, Luciano Pina, a Prefeitura encerra hoje as aulas dos projetos esportivos, mas o espaço do Estádio estará disponível para atividades da população. “Estamos encerrando as atividades do judô com esta confraternização, permitindo que os alunos mostrem o que aprenderam durante o ano”, declarou Pina.

Luciano Pina
Além da Prefeitura, o projeto de judô conta com o apoio do Instituto Irmãos Nogueira, que tem alcançado sucesso na promoção do esporte e da inclusão social em Vitória da Conquista. As aulas das escolinhas e judô e outros esportes retornarão após as férias, em fevereiro de 2025, oferecendo vagas para outras crianças que desejam progredir na prática do esporte.