O Hospital Municipal Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), completou no último sábado, 14 de setembro, doze anos de municipalização dos serviços. Para comemorar a data, foi realizada a “Caminhada pela Família”, no domingo, 15.

A caminhada teve início no Colégio Luis Eduardo Magalhães, seguindo para o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), onde houve uma confraternização entre os participantes. O evento contou com a presença de toda a equipe de funcionários e dos pacientes atendidos pelo hospital.

A administração do Hospital Esaú Matos foi retomada pelo Município em 2001. Ao longo de pouco mais de uma década, o hospital se tornou referência em todo o estado, tendo a pediatria, a ginecologia, a obstetrícia e a saúde da família como as suas principais especialidades. Somado a isso, o hospital conta também com o Banco de Leite Humano e a única UTI neonatal municipal da Bahia.

Em 2012, tanto o Esaú Matos, quanto o Laboratório Central Municipal (Lacem) – maior laboratório de saúde pública do interior do estado – passaram a ser administrados pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista. “A Fundação foi instalada com o objetivo de administrar os dois equipamentos com mais agilidade. Nossa intenção é tornar o atendimento cada vez mais humanizado”, afirmou diretor presidente da Fundação, padre Edilberto Amorim.