Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 13 de setembro de 2024 as 10:41:36
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 13:20:09
13
Desde às 8h desta sexta-feira (13), 0 Castramóvel se encontra estacionando na Rua Tercilo Rodrigues do Prado, onde presta atendimento a cães e gatos de famílias de baixa renda. O serviço, que está realizando castração gratuita, segue neste sábado (14), das 8h às 17h. Só na manhã desta sexta (13), foram castrados 17 animais.
O serviço faz a castração de cães machos, gatas e gatos aptos na avaliação feita pelos veterinários. Já as cadelas são encaminhadas para fazer o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
- Laura Viana
- Lobo
Dona Laura Viana, moradora do distrito, aproveitou a oportunidade para levar seu cãozinho Lobo para ser castrado, com a expectativa de diminuir as fugas. “Ele saía muito, chegava em casa com a perna machucada e aí eu achei uma coisa muito boa esse serviço de castração, porque agora ele vai ficar mais sossegado”, contou ela.
Quem também procurou o serviço por motivo semelhante foi Tiana Morais, que resolveu castrar o seu gatinho Menino, de sete meses. “Ele foge bastante e está chegando em casa muito machucado, e o pessoal falava que com a castração acaba diminuindo as saídas dele, porque às vezes ele ficava três, quatro dias fora. É um serviço muito importante, porque aqui tem muitos cães e gatos que precisam, e evita até de trazer doenças pra gente”, afirmou Tiana.

Tiana Morais
O Castramóvel, que está estacionado em frente ao Salão de Libarino, na Rua Alziro Rodrigues do Prado, está oferecendo cerca de 30 vagas para cada dia de atendimento, mediante distribuição de senhas, a partir das 8h. Os tutores dos animais devem ter em mãos a cópia do RG e o comprovante de residência.
Antes da castração, os animais são avaliados pela equipe. No mesmo dia da avaliação, são castrados os machos e as gatas em jejum de alimentação de 12 horas, e de água de 2 horas.
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o Castramóvel tem como objetivo o controle populacional e promoção da saúde e bem-estar dos animais de estimação e daqueles que vivem nas ruas.