Meio Ambiente
Postado em 9 de maio de 2024 as 09:00:18
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu, nesta semana, 190 pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), num veículo que trafegava pela BR-116, no trecho do município de Poções, com destino a Feira de Santana. Os pássaros eram transportados de forma irregular e amontoados.
Segundo o Cetas, foram acolhidas 106 aves da espécie Pássaro Preto, 68 Tico-tico, 13 da espécie Coleira, dois Papa-capim, e um da espécie Cristinha, totalizando 190 animais. Apesar de estressadas em razão da aglomeração no transporte, as aves não estavam feridas.
“As aves estão recebendo os cuidados do protocolo do Cetas, que é composto por antibióticoterapia, coccidiostáticos (utilizados para prevenir ou tratar algum tipo de doença e de vermes) e vermífugos. Depois, estarão aptos para a soltura, porque são animais recém-capturados, então já podem voltar para a natureza”, disse a veterinária do Cetas, Rosana Ladeia, ao explicar que os pássaros serão devolvidos à natureza nos próximos dias.