Com o intuito de apresentar os serviços oferecidos pela instituição e promover uma troca de experiência, o Centro de Referência Especializada da Assistência Social Central (Creas) recebeu, na manhã desta terça-feira, 27, na sede da unidade, representantes do Creas dos municípios de Anagé, Encruzilhada e Barra da Estiva.

Para a coordenadora do Creas Central, Vanessa Santos, a opção dos profissionais por buscarem conhecer a experiência de Vitória da Conquista nos serviços do Creas demonstra que o município se tornou referência no atendimento. “Eles entraram em contato com o serviço para entender um pouco da metodologia utilizada aqui. Então, hoje, apresentamos os instrumentos do serviço, a metodologia de atendimento e as atribuições da equipe multidisciplinar e de cada profissional”, explica Vanessa.

O psicólogo de Encruzilhada, Márcio Lacerda, falou sobre a iniciativa. “Achei bem interessante esse compartilhamento dos equipamentos com o nosso município, uma vez que Vitória da Conquista é referência no atendimento de média complexidade, tanto que há vários equipamentos que dão conta disso. Para nós, o encontro é rico neste sentido de compreender quais tipos de serviços o equipamento oferece, quais instrumentos são utilizados para facilitar o trabalho com as famílias. Isso é muito enriquecedor para nós”, afirmou.

Para a educadora do Centro, Arleide Oliveira, este tipo de encontro permite aperfeiçoar os serviços. “É uma troca de experiência, todos fornecem informações sobre os equipamentos que dispõem e as dificultadas encontradas. Isso acaba facilitando o serviço em cada lugar”, disse.

Implantado em 2001, o Creas central presta atendimento psicossocial e jurídico continuados a indivíduos e famílias vítimas de violência do município.