Os agentes da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, que atuam no Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), participam de uma capacitação sobre manejo de cães em vias públicas. O treinamento, realizado nesta segunda (11) e terça-feira (12), contou com a parceria do Canil Vale Conquista, onde foi realizada a atividade.

Durante o treinamento, os agentes aprenderam técnicas de manejo e adestramento de cães, incluindo comandos básicos, obediência, controle, busca e resgate. Eles também receberam orientações sobre a manipulação correta dos animais, noções de primeiros socorros e cuidados com a saúde dos cães.

O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, lembrou que os treinamentos e capacitações fazem parte da rotina da Guarda e que visam, principalmente, atender melhor a população. Sobre essa capacitação específica, Lemos explicou que o Gama é responsável pelo cuidado com o patrimônio ecológico do município e uma das atribuições é a prevenção de crimes ambientais, como maus-tratos contra animais silvestres e domésticos.

“Existe também uma lei municipal que proíbe o passeio com cães de grande porte, sem corrente e focinheira, mas isso ainda ocorre muito em Conquista. Infelizmente, sempre existem ocorrências de cães que se soltam e atacam pedestres e também outros animais. Então, o objetivo dessa capacitação é qualificar os nossos guardas para atender, de forma técnica, a contenção desses animais quando houver necessidade”, completou.

Com a formação, os agentes do Gama estarão mais preparados para lidar com situações resgate de animais em situações de perigo e contenção de cães agressivos, garantindo a segurança tanto dos animais quanto da população em geral.

Adestrador e comandante da Guarda Municipal

Adestrador há 25 anos, Ivan Leite ministrou o curso e ressaltou essas finalidades. “O objetivo maior é colocar o cachorro numa situação de segurança, sem trazer maus-tratos e sem causar grande nível de estresse no animal. O objetivo é também deixar todas as pessoas envolvidas em segurança, pois um cachorro estressado pode causar vários danos”, destacou.

Para o comandante do Gama, Thales Reis, a aquisição de conhecimentos é muito importante no dia a dia. “No geral, o Gama tem atendido muitas solicitações e quando recebemos instruções como essas devolvemos em ações para a sociedade”.

E o guarda municipal, Nilton Silva, completou dizendo: “vimos no curso que muita coisa não funciona e entendemos a forma mais técnica e tática para lidar com o animal, dando segurança para ele, para nós e, principalmente, para a população”, concluiu.