A partir desta quinta-feira (7), o Governando com as Pessoas está em seis localidades do município. Enquanto os moradores do Alto Maron, Ibirapuera e Inhobim encerram o Ciclo 1, com a escolha de uma obra e um serviço que serão realizados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em cada uma dessas localidades, a população do Guarani, Jatobá/Conveima e Dantelândia inicia a fase preparatória do Ciclo 2, indicando ao governo as necessidades de seus bairros e distrito.

O programa gerido pela Secretaria Municipal de Governo foi lançado e testado no segundo semestre de 2023. Em janeiro, foi expandido para todo município, em forma de ciclos. “Com essa dinâmica, o Governando com as Pessoas enfrenta o primeiro desafio de estar rodando dois ciclos: um iniciando com a população podendo responder ao questionário que irá preparar o menu de sugestões, e outras três comunidades elegendo suas prioridade”, declarou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

Mobilizações

Para que a população de Conquista entenda a dinâmica e participe efetivamente, o Governo Municipal, de forma integrada, tem realizado reuniões de mobilização. Ontem (6), foi realizado um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Controle de Endemias, no Planetário Everardo Públio de Castro de Vitória da Conquista.

Agente de Saúde do Conveima 1

“O Governando com as Pessoas é um desafio encantador, porque a gente percebe todos os dias o engajamento das pessoas. Nós estamos sempre mobilizando a população, dialogando com os agentes públicos de todas as nossas comunidades, e o programa tem crescido vultuosamente, tem dado muito prazer fazer”, comentou Geanne.

Um dos agentes que participou da reunião foi Pedro Neto, que trabalha há 10 anos na Unidade de Saúde da Família do Conveima 1. Ele viu o Governando com as Pessoas nas redes sociais e presencialmente tirou suas dúvidas.

No final, o agente que também é morador do Conveima 1 foi só elogios. “Saí daqui embevecido de sabedoria e de esclarecimento sobre o programa. É um programa que vem a calhar e trazer vantagens para a população, pois a população mesmo vai poder escolher o que quer para si. Então é uma vantagem muito grande. Eu fico honroso, satisfeito e muito feliz”, comentou.

A agente de Saúde e a secretária de Governo

Vanilda Pereira Costa é agente de saúde há 24 anos em Inhobim. Ela esteve no encontro e vai levar informações do programa à sua comunidade. “Achei muito importante e as respostas foram muito esclarecedoras. Gostei muito dessa reunião, inclusive vou até comentar lá com minhas colegas e passar também para a minha supervisora”, disse.

https://governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br/votacao/login/