Com auxílio de maquinários, a exemplo de caminhão carroceria, caminhão muck de poda, motosserra e picotadeira, a Prefeitura, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  (Semma), realizou na noite dessa quinta-feira (29), a poda de duas amendoeiras e uma Ficus elástica, localizadas na Praça Barão do Rio Branco, ao lado da Primeira Igreja e do Banco do Brasil. Dessas árvores, todas de grande porte, foram retirados galhos que pudessem comprometer a segurança dos munícipes e impedir a iluminação do espaço no horário noturno.

A Ficus, também conhecida como Gameleira, é uma árvore centenária tombada pelo patrimônio ambiental, e só existem três na área urbana de Vitória da Conquista.

Também foram podadas árvores na Avenida Yolando Fonseca, próximo ao Restaurante Popular, e também na Praça Vítor Brito, seguindo o cronograma de podas realizado pela Semma, que acontece durante todo o ano, de forma preventiva, e é ampliado nos períodos de chuva para garantir a segurança da população.

De janeiro a outubro de 2023, a Prefeitura de Vitória da Conquista podou mais de 3 mil árvores em todos os bairros e loteamentos do município. Só em 2024 – no período das chuvas fortes – já foram realizadas uma média de 700 podas. “Esse desbaste é necessário para evitar o crescimento excessivo e manter a saúde das árvores de forma a evitar quedas e acidentes. O serviço é feito por servidores da Semma”, disse Ana Cláudia Passos, secretária de Meio Ambiente.

A poda à noite, que contou com apoio da equipe do Simtrans no isolamento da área, se deu para evitar transtornos ao trânsito durante o dia, principalmente porque a região da Praça Barão do Rio Branco tem um fluxo de veículos intenso. “A Semma realiza podas sempre durante o dia e à noite quando há alguma ocorrência, mas, nesse caso, preferimos o horário da noite para não atrapalhar o trânsito”, reforçou Ana Cláudia.

Para solicitar a poda de árvores localizadas em calçadas e praças, a comunidade deve fazer a solicitação do serviço por meio do 77 3429-7906. Já em caso de contato de galhos com a rede de energia elétrica, é necessário acionar a Coelba, pelos telefones:  77 3423 9098,  0800 071 0800 ou 116.