Visita a reforma da Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio, bairro Brasil

Na manhã desta segunda-feira (22), começaram as obras do programa Saúde Renovada, lançado na última sexta-feira (19) pela Prefeitura, com o intuito de fazer melhorias na infraestrutura das unidades de saúde das zonas urbana e rural. O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, vistoriou hoje as unidades Morada dos Pássaros e Solange Hortélio, no bairro Brasil, para acompanhar o início dos trabalhos. Além dessas, a reforma do Posto de Saúde da Gameleira, no distrito de Pradoso, também já foi iniciada.

O programa também faz parte do projeto de fortalecimento da rede de Atenção Básica do município que já vem sendo desenvolvido pela gestão municipal ao longo de 2023. “A gente fortaleceu o atendimento, aumentou o número de consultas e procedimentos, aumentou o número de profissionais médicos – hoje presentes em 100% das equipes -, além dos atendimentos itinerantes. Então, a gente deu qualidade à Atenção Básica no sentido de aumentar o acesso à saúde para a população e, agora, a gente precisa avançar na infraestrutura com esse processo de reformas”, explicou Vinícius.

 

Ainda segundo o secretário, em cerca de 15 dias, essas três primeiras unidades reformadas por meio do programa serão entregues para dar continuidade à programação. “A cada etapa, sempre será atendida uma unidade da zona rural, uma da zona leste e outra na zona oeste da cidade, pra que a gente possa atingir o município como um todo, o mais rápido possível. As próximas serão as unidades Jardim Valéria I e II, Lagoa Formosa e Pedrinhas”, afirmou.

O Saúde Renovada abrangerá todas as unidades utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de alguns postos de saúde satélites que também passarão por melhorias e serão devolvidos às associações comunitárias, para que possam desenvolver suas atividades. Serão desenvolvidas melhorias internas, como revisão dos telhados, hidráulica, reparos de portas e/ou janelas, capinagem, além pinturas internas e externas. As reformas respeitam os critérios de prioridade.

Além das vistas às obras do programa Saúde Renovada, o secretário também vistoriou o prédio da Unidade de Saúde do Nova Cidade, que tem passado por obras e intervenções após ter sido interditado pela Defesa Civil Municipal, no mês de dezembro, por conta de problemas apresentados na infraestrutura do equipamento. A previsão é que seja finalizada até o mês de fevereiro para a retomada dos atendimentos no local.