Gestão e Inovação
Postado em 19 de agosto de 2013 as 08:40:26
O funcionalismo público caracteriza-se como sendo a força motriz da Administração Pública; pessoas que cuidam para que os serviços prestados sejam eficazes. Em virtude disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem realizado ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento profissional de mais de 8 mil servidores municipais.
Com essa iniciativa, todos saem ganhando: a Administração Pública, que põe em prática o princípio constitucional da eficiência e, principalmente, o cidadão, que tem a garantia de serviços de qualidade, executados por servidores motivados e capacitados.
Em 2011, em mais uma demonstração de atenção para as necessidades dos servidores, o Governo Municipal criou o programa Acolher, desenvolvido pela Coordenação de Gestão de Pessoas. A finalidade da iniciativa é atender de forma integrada os servidores de todas as secretarias municipais, com disponibilização de atendimento psicológico e administrativo, marcação de exames médicos e atividades de qualificação profissional.
Desde então, o programa tem avançado em diversas frentes de atuação. “O Programa Acolher é maravilhoso, é um trabalho muito bonito de valorização do servidor. Ele acolhe o funcionário em todas as dimensões, humaniza-os. Isso nos dá uma satisfação muito grande em trabalhar e implementar cada vez mais instrumentos para melhorar o programa”, disse o secretário municipal de Administração, Valdemir Dias.
No mesmo ano, novos Planos de Carreiras e Remuneração e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais foram aprovados, além da ampliação da licença monográfica, de 30 para 45 dias, e da licença maternidade, de 120 dias para 180. A licença paternidade passou de 5 para 7 dias e foi garantido, ainda, o adicional por pós-graduação, que pode chegar a 30%. Tais benefícios, entre vários outros, foram assegurados à totalidade dos servidores.
Os profissionais da educação também tiveram uma atenção especial. Ganharam novos Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Municipal, que contemplam incentivos à qualificação profissional; estímulo para professores que possuem alunos com necessidades especiais ou atuam na educação infantil, etc. Vale ressaltar que desde 2007, o município vem cumprindo com as determinações previstas pela lei de aplicar, no mínimo, 60% do valor dos recursos para o pagamento de profissionais em efetivo exercício do Magistério, sem falar na garantia do piso salarial nacional à categoria desde 2009.
Dando continuidade das políticas de valorização do funcionalismo público, a Prefeitura publicou na última segunda-feira, 12, o Edital nº 01/2013, referente ao certame destinado ao provimento de 1.148 vagas do quadro de servidores públicos municipais, abrangendo 86 cargos dos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Os vencimentos variam entre R$ 705,56 a R$3.626,16. As inscrições estão abertas até o dia a 13 de setembro, e poderão ser feitas por meio do site www.aocp.com.br. Haverá também a possibilidade de serem feitas de modo presencial ou por meio de procuração na Rua Coronel Gugé, nº 191-A, Centro, das 8h às 17h.