Cultura
Postado em 14 de agosto de 2013 as 12:34:21
Neste Dia dos Pais, 11, várias famílias se dirigiram ao campo de futebol em sete povoados de Vitória da Conquista e foram prestigiar as 14 partidas realizadas pelo Campeonato de Futebol da Zona Rural. O evento esportivo, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, já movimenta o interior do município pelo 16º ano, reunindo 68 equipes, nas categorias aspirante e principal, em 2013.
Durante esses anos, jogadores que se destacaram na competição foram contratados por times profissionais, como é o caso de Geremias Júnior. Na edição passada, ele jogou na categoria aspirante pelo Cruzeiro, time da Gameleira, que o sagrou campeão e artilheiro do campeonato com 10 gols. Logo após o fim da competição, ele foi sondado pelo Serrano e assinou um contrato com o clube.
Atualmente o jogador, apelidado de Todinho, joga na equipe sub-20 do Serrano e ficou entre os quatro atletas que mais marcaram gols no Campeonato Baiano Sub-20. Desempenho que agradou o treinador da equipe, Marivaldo Miranda. “Tecnicamente, ele é um jogador muito bom. Eu diria que é um dos atletas mais promissores de Vitória da Conquista; tanto sabe fazer gols, quanto sabe deixar os companheiros em condições de finalizar”, realçou o técnico.
Como está prestes a completar 20 anos, o meia-atacante passará a jogar pela equipe profissional. A sua primeira competição, já nesse nível, será a Copa Governador do Estado da Bahia, que começará no final de setembro.
Segundo Todinho, ter disputado o Campeonato da Zona Rural contribuiu para ele adquirir experiência no esporte e serviu para o reconhecimento do trabalho por ele desenvolvido. “Eu nunca tinha disputado um campeonato antes. Era o mais novo do time e aí fui pegando experiência. Na zona rural tem muitos bons jogadores e o campeonato é uma vitrine para quem quer ser jogador profissional”, assegurou.
Da zona rural para a Fifa – Mas no Campeonato da Zona Rural, a atenção não fica voltada apenas aos jogadores. Na arbitragem, juízes como Germínio Vieira, Bruno Nogueira Prado e Marielson Alves Silva se destacam. O primeiro, vinculado à Federação Baiana de Futebol (FBF), é um dos responsáveis pela escolha dos árbitros para as competições locais e os dois últimos estão vinculados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Marielson que atualmente é servidor público quer tornar a arbitragem uma profissão. Para isso, ele participou de curso para árbitros promissores que almejam fazer parte do quadro de árbitros da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), estuda inglês, treina o próprio condicionamento físico, executando diariamente uma série de exercícios determinados pela Federação e envia, periodicamente, à CBF um relatório com informações sobre essas atividades.
“A arbitragem é uma carreira árdua, que requer muita determinação e meu objetivo é fazer parte da Fifa e estou me preparando para isso. Quando o convite chegar, quero estar pronto”, salientou Marielson. Sobre a importância de ter começado a carreira no Campeonato da Zona Rural, em 2001, ele destacou: “É um campeonato que alavanca o árbitro do ponto de vista da competência. Abre as portas para quem quer galgar espaços mais amplos”.
De acordo com o organizador do Campeonato, Reinaldo Freitas, oferecer uma competição qualificada para os participantes é o compromisso do Governo Municipal. “Temos o cuidado de escolher os melhores profissionais da cidade, para que o evento seja realizado com organização e transparência e é por isso que todos os anos esse campeonato é tão disputado e popularizado”, comentou.
Confira o resultado dos jogos dos zonais 3 e 4, realizados no último domingo, 11, e saiba quais serão os próximos jogos dos zonais 1 e 2, clicando aqui.