Educação
Postado em 8 de agosto de 2013 as 10:49:23
A educação infantil é o primeiro contato da criança com a vida escolar. Por esse motivo, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Educação, vem trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade da educação municipal desde a sua base.
Nessa quarta-feira, 7, professores e monitores da rede que atuam na área de educação infantil participaram de mais um encontro de formação continuada, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Com as formações continuadas, a nossa meta é fazer com que os professores se aperfeiçoem cada vez mais com relação à nova proposta. Temos que fundamentá-los teoricamente e dar todos os subsídios práticos necessários. Estamos trabalhando para fazer da educação infantil de Vitória da Conquista um referencial”, explicou a coordenadora municipal da Educação Infantil, Alcina Lúcia Simões.
Para os educadores, as formações continuadas são importantes e necessárias para o trabalho que é desenvolvido com as crianças em sala de aula. “Gosto bastante das formações e sempre que possível participo. É o momento em que aprendemos muitas coisas e dividimos experiências com os colegas de outras escolas, além de ser uma oportunidade para ampliar e melhorar nosso conhecimento e prática pedagógica”, disse a monitora da turma de 3 anos, no Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano de Santo Eupídio, Rosely Silva.
Laurita Silva atua há treze anos na rede municipal, na área de educação infantil, e garantiu: “Apesar de ter muitos anos de creche, cada formação é um novo aprendizado. São momentos que considero extraordinários”.
Cíntia Oliveira, monitora da turma de 3 anos, na Creche Municipal Jardim Valéria, destacou de forma positiva a realização das formações continuadas. “Esses encontros são de grande valor. A nova proposta que está sendo trabalhada na rede estimula o aluno a construir o próprio conhecimento e o professor precisa se atualizar sempre e acompanhar os avanços”.
Ivone Queiroz, monitora da turma de 3 anos, na Creche Jurema, partilha da mesma ideia. “As formações são muito necessárias, porque é por meio delas que aprimoramos o nosso conhecimento. Essa proposta da Secretaria de Educação de promover as formações só vem enriquecer cada vez mais o nosso trabalho. É muito gostoso
atuar na educação infantil, estou há treze anos nessa área”.
Já para Mª Aparecida Nery, que chegou este ano à rede municipal, a experiência superou suas expectativas. “Tem sido muito gratificante o trabalho com as crianças, e, em relação às formações, me deparei com muitas novidades e dicas bastante proveitosas. Está sendo maravilhoso”.






