Defesa Civil
Postado em 9 de outubro de 2023 as 18:18:03
Como preparação para o enfrentamento de possíveis desastres, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec) realizou mais uma etapa de um ciclo de reuniões entre setores da Prefeitura. Nesta segunda-feira (9), no Centro Integrado da Criança e do Adolescente, servidores que atuam nas unidades rurais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) receberam capacitação para atuar em situações de emergência.
Administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), os Centros de Referência são os responsáveis por acolher a população que reside em locais distantes da maioria dos serviços públicos e também em garantir acesso aos serviços de assistência social, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Aluguel Social – imprescindíveis em situações de desastre.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, a adoção de medidas preventivas foi um pedido da prefeita Sheila Lemos, que entende a importância de ações estratégicas. “Através das ações da Defesa Civil, que envolvem prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, o município busca minimizar os impactos causados por desastres naturais. Com a participação ativa dos setores das diversas secretarias, todos estão alinhados com a Defesa Civil, buscando respostas ágeis e precisas diante dessas situações”, destacou Rosângela.
Irlane Gomes, diretora de Assistência Social da Semdes ressalta a importância da articulação de estratégias com a Defesa Civil. ” As Políticas de Assistência Social e a Defesa Civil são fundamentais na proteção da população em situação de vulnerabilidade da zona rural que sofrem com as fortes chuvas ou nos períodos de estiagem. Os conhecimentos compartilhados ampliam a capacidade do município em atuar de forma efetiva”, afirmou Irlane.
Além do apoio dos Cras, a Prefeitura conta com o apoio dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil na zona rural, que têm como objetivo fornecer o suporte às comunidades em caso de desastres naturais, considerando a extensão territorial do município. Atualmente com 140 núcleos já formados, espera-se uma resposta mais ágil e eficiente.