Notícias
Postado em 5 de agosto de 2013 as 14:34:51
Até a próxima quarta-feira, 7, o Hospital Municipal Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), participa da Semana Mundial da Amamentação, que promove desde o dia 1º uma série de ações no município. Entre elas, destaque para a visita dos alunos do Programa de Educação pelo Trabalho (PET – Rede Cegonha) às maternidades dos hospitais Unimec, Santa Casa de Misericórdia e Casa de Saúde São Geraldo.
Por meio de palestras de incentivo ao aleitamento materno e distribuição de folders para mães internadas nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), os alunos do PET-Rede Cegonha conscientizaram e fomentaram o apoio do aleitamento materno. Este ano, o tema nacional da campanha é “Aconselhamento em amamentação: perto das mães”, e o slogan é “Tão importante quanto amamentar o seu bebê é ter alguém que escute você”.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite da FSVC, Adriana Vasconcelos, é de extrema importância que se consiga envolver o máximo de mães possíveis nesse evento. “Sendo assim, conseguimos a parceria com as unidades ligadas ao SUS, para a sensibilização do aleitamento materno, e já que o tema nesta semana mundial é o apoio a essa mãe que amamenta, esse apoio precisa ser próximo, contínuo e oportuno”, pontuou.
Para a estudante de psicologia e aluna do PET-Rede Cegonha, Emile Santos, a maternidade é um momento cheio de novidades e dúvidas para mãe. “Por isso, é importante acolher essa mães, orientá-las sobre os cuidados que devem ter com o bebê, a importância que o aleitamento materno tem para ambos e, principalmente, escutar as dificuldades e as dúvidas dessas mães”, afirmou.
Luana Silva, 23 anos, deu à luz a seu primeiro bebê na Santa Casa de Misericórdia, e contou como foi importante a palestra oferecida pelos alunos do PET. “Eu estava com dificuldades para amamentar, com medo e cheia de dúvidas, depois da conversa com os meninos me ajudou bastante, eu estava precisando saber de algumas coisas e agora elas parecem mais fáceis”, conta.
Além das demais maternidades, as ações e as palestras também acontecem no alojamento conjunto da Fundação, com a distribuição de materiais da campanha e brindes. O Banco de Leite realizará também, na quarta-feira, o projeto “Um Dia de Estrela”, por meio do qual as doadoras de leite humano serão convidadas a um ensaio fotográfico com a família e confecção de um minibook em CD.





