EMURC
Postado em 7 de junho de 2023 as 07:07:37
A Prefeitura de Vitória da Conquista concluiu na tarde desta terça-feira (6), a pavimentação asfáltica da avenida São Geraldo, no trecho que sofreu danos causados pelas chuvas. A Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), recompôs a base da estrutura avariada com novas camadas de concreto armado e finalizou com a aplicação do material asfáltico. O serviço incluiu também a recomposição do meio-fio.
Foram utilizadas na execução do serviço, 25 toneladas de asfalto numa área de aproximadamente 160 metros quadrados. Segundo a definição da Emurc, o serviço seguiu a lógica utilizada na operação tapa-buraco, porém mais efetivo e abrangendo um trecho bem maior.
“Apesar de todos os contratempos e transtornos que houve nessa intervenção, estamos concluindo aquilo que nós demos início trinta dias atrás”, afirmou o diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha, que acompanhou o término da obra ao lado da equipe técnica da empresa. Segundo ele, o serviço durou mais do que o previsto devido às chuvas que ocorreram durante os procedimentos, e também à necessidade de que o concreto realmente estivesse “curado” – o que garante a durabilidade da intervenção.
“Na primeira parte, foi feita uma base reforçada com concreto armado. Nós deixamos que o concreto curasse e atingisse sua resistência com bastante folga para só agora aplicar o acabamento final de concreto e poder garantir segurança e trafegabilidade para as pessoas”, explicou Paulo.
Enquanto a equipe da Emurc concluía os trabalhos, o motorista João Batista, 44 anos, observava a movimentação e fazia sua avaliação sobre as técnicas utilizadas. “Estou vendo que está sendo um serviço bem feito. Da primeira vez, fizeram, mas a chuva veio e levou. A Prefeitura não tem a culpa. Mas agora estão fazendo um serviço que a chuva vem e não vai poder levar, porque bateu uma rede de concreto por baixo e o asfalto vai vir por cima”, comentou. “Sabemos que toda obra tem a sua dificuldade e sabe que leva um tempo para poder ser reconstruída. Mas está ficando boa, nota dez”, concluiu João Batista.
- Paulo Rocha
- João Batista
Avenida Cláudia Botelho
Também nesta terça-feira, a Emurc concluiu a pavimentação da rua Cláudia Botelho, uma via com 570 metros de extensão que dá acesso ao condomínio Vila Verde, onde residem 170 famílias. Ainda será feita toda a infraestrutura de meio-fio e a sarjeta.
A obra beneficia diretamente moradores dos bairros Primavera e Nova Cidade. Até o momento, mais de 90 toneladas de asfalto foram utilizadas na obra, que beneficia diretamente moradores dos bairros Primavera e Nova Cidade. A Emurc prevê que até a conclusão dos trabalhos, cerca de 300 toneladas de asfalto terão sido aplicadas sobre uma área de 4,4 mil metros quadrados.
A obra é custeada com recursos de emenda do deputado Elmar Nascimento (União) ao Orçamento da União, destinada à Codevasf, que contratou a Emurc para a execução do serviço.
Veja fotos da pavimentação na rua Cláudia Botelho:
Matéria relacionada: