Desenvolvimento Social
Postado em 16 de maio de 2013 as 21:10:02
Na tarde desta quinta-feira, 16, foi realizada mais uma pré-conferência de assistência social na unidade do Centro de Referência em Assistência (Cras) do bairro Bruno Bacelar.
Com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, o evento deu oportunidade para que usuários, trabalhadores, entidades e conselheiros avaliassem os serviços e os benefícios da assistência social e apresentassem propostas para a maior efetivação da participação e do controle social. Na ocasião, as representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Inês Andrade e Emília Guimarães, apresentaram as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para a coordenadora do Cras do bairro Bruno Bacelar, Adriana Oliveira, o saldo do encontro foi positivo. “Esse momento foi importante para que os usuários dos serviços pudessem expor ao Governo as suas necessidades, porque este é o nosso objetivo: saber da população se é necessário fazer alguma mudança”, destaca.

Madalena dos Santos
A conselheira de saúde do território e usuária dos serviços do Cras, Madalena dos Santos, acredita que a participação da comunidade é essencial para a qualidade dos serviços. “Nós estamos aqui para melhorar ainda mais o atendimento dos serviços do Cras. O encontro foi importante para que a gente discutisse a forma como estão sendo desenvolvidos os recursos da assistência social no território”, avalia.
O encontro no bairro Bruno Bacelar reuniu mais de 40 pessoas e elegeu quatro representantes. Os delegados eleitos nas pré-conferências de assistência social representarão as comunidades na Conferência Municipal, que será realizada nos próximos dias 10 e 11 de julho.
Serviço – O Cras do bairro Bruno Bacelar atende mais de 200 famílias e promove atividade de integração, por meio de grupos temáticos de famílias e idosos. O centro também oferece à população os serviços do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Projovem Adolescente e direciona a comunidade aos programas sociais do Governo Federal. A unidade está localizada na Rua I, nº 100, Bruno Bacelar.