Na região de Goiabeira, zona rural de Vitória da Conquista, Manoel de Jesus Pereira tira o seu sustento da terra há 35 anos. Ao lado do seu filho, Irineu, ele produz hortaliças, feijão, milho e mandioca. Com a intensificação do serviço de aração de terras, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), a produção da família tem obtido um maior desenvolvimento recentemente.

O cultivo de hortaliças de Manoel e Irineu melhorou com o serviço de aração de terras

“A aração para nós, aqui, é tudo. Melhorou bastante, porque a gente tinha que fazer tudo na mão, tudo cavado de enxadete, e aí não rende muito o trabalho da gente. Agora já é melhor”, avaliou o agricultor.

Assim como seu Manoel, a Semagri já beneficiou 218 pequenos agricultores com o serviço de aração de terras, de janeiro a maio deste ano. Foram 350 hectares de terras aradas, nas regiões de Iguá, Santa Marta e Goiabeira. No ano passado, as máquinas da Prefeitura passaram por mais de mil hectares de terra, favorecendo a produção de mais de 600 famílias do campo.

Antoniel mostra a área que recebeu as máquinas da Prefeitura e se prepara para o plantio

Outro beneficiado é Antoniel Francisco Nazaré, que  também reside na região de Goiabeira, há 33 anos. Em sua propriedade, ele produz mandioca, feijão, café e gado. Para ele, o serviço de aração de terras significa mais qualidade na produção: “Favorece mais o plantio, porque braçal não vai. Tem que ter uma ajuda de máquina para a produção sair melhor.”

De acordo com o secretário da Semagri, Murilo Mármore, o serviço faz parte de um amplo projeto para atender às necessidades das comunidades rurais: “Assistir aos micro, pequenos e médios produtores, no sentido de que possam ter maior qualidade de vida. Maior renda, melhor aproveitamento de suas terras e de sua força de trabalho, para que nosso município venha criar condições efetivas de humanizar a nossa zona rural.”

Secretário e coordenador de Agricultura visitaram, ontem, agricultores da Goiabeira beneficiados com aração de terras

Melhor produtividade – A aração da terra é uma etapa fundamental no preparo para o plantio. A técnica realiza a inversão das camadas do solo, aumentando os níveis de oxigenação da matéria orgânica. Isso se reflete diretamente na eficiência do cultivo: na mandiocultura, por exemplo, a aração resulta em um aumento de até 30% na produtividade.

Abastecimento de água – Outro esforço intensificado pela Semagri está nas estratégias de fornecimento de água para toda a zona rural. Além dos mutirões de abastecimento executados no último mês, a Semagri também abriu 100 tanques na região da Goiabeira e Santa Marta, de janeiro para cá. O órgão também está examinando a construção de uma barragem no Riacho Santa Rita, na mesma região – pedido da prefeita Sheila Lemos, em atendimento a uma demanda da comunidade.

O serviço – Cada agricultor tem direito a receber a aração em até quatro tarefas de terra, o que equivale a uma área de 1,6 hectare. Para solicitar o serviço, basta apresentar a solicitação à Semagri, pessoalmente, na Rua Catão Ferraz, s/n; ou pelo telefone (77) 3420-7012. A ação é oferecida de forma constante pelo órgão, que organiza os atendimentos por regiões.