Desenvolvimento Social
Postado em 9 de abril de 2020 as 13:08:50
Com o objetivo de atender a grande demanda por informações e cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico)/Bolsa Família em razão do auxílio emergencial do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) ampliou o atendimento nos postos de cadastramento que funcionam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, além do atendimento na Semdes e na Prefeitura da Zona Oeste (Centro Cultural Glauber Rocha) que atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O Governo Federal lançou oficialmente nesta terça-feira (07), o site para o auxílio emergencial para os trabalhadores informais que não possuem Cadastro Único (CadÚnico) no link:
https://www.desenvolvimentosocial.gov.br/Portal/beneficio-emergencial/beneficio-emergencial-de-600 .
Assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), orienta a população trabalhadora informal que não possui CadÚnico, a não procurarem os postos de atendimento do Bolsa Família para se inscreverem neste momento.
Antes de procurar os postos, a Semdes orienta a população a ligar para o telefone: (77) 3429-9437 para tirar dúvidas referentes ao seu cadastro.
Situações em que o beneficiário do Bolsa Família deve procurar os postos de atendimento:
- Atualização cadastral;
- Bloqueios;
- Consultas de benefícios;
- Liberações;
- Espelhos de NIS;
- Inclusões de recém-nascido.
Situações em que se pode esperar o período da pandemia novo coronavírus passar:
- Mudança de endereço (não bloqueiam nem suspendem benefícios);
- Mudança escolar (governo decretou 120 dias para essa informação);
- Realização de exclusão de cadastro atualizado (só após a pandemia);
- Redução de Novos Cadastros (NC) para 10 pela manhã e 10 pela tarde.