Desenvolvimento Social
Postado em 27 de junho de 2019 as 16:07:39

Durante a tarde, adolescentes e jovens das oficinas de empregabilidade, puderam participar da simulação de uma entrevista de emprego.
Preparar, orientar e fortalecer a autonomia e protagonismo das pessoas em situação de risco na busca por direitos e espaços de interação relacionados ao mundo trabalho. Esse é um dos objetivos do projeto de orientação profissional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do programa Acessuas Trabalho. Com o projeto, os participantes têm acesso a informações teóricas e atividades práticas relacionadas ao mundo do trabalho.
Uma dessas atividades foi realizada nesta terça-feira (25), no Cras IV (Jardim Valéria). Durante a tarde, adolescentes e jovens das oficinas de empregabilidade, puderam participar da simulação de uma entrevista de emprego. “É importante que esses jovens conheçam de perto todo o processo seletivo para uma vaga de emprego e se capacitem para ocupar essa vaga no mercado de trabalho”, destacou o palestrante e consultor, Adson Silveira.

Roberta Alves (lado esquerdo), Adson Silveira ( centro) e Rosimary Viana (lado direito) ministram a atividade
Na ocasião, a psicóloga do Acessuas, Roberta Alves, lembrou que além das capacitações, o programa , em parceria com o Governo Federal, oferece mais de 200 cursos na modalidade à distância para pessoas em situação de risco e cadastradas no CadÚnico. Ela ainda ressaltou que atividades dessa natureza já foram realizadas em outros centros de referência em Assistência Social.
Para a Educadora Social do Cras Jardim Valéria, Laís Pinheiro, a intenção é que, ao término dos encontros, os jovens estejam cientes de que a capacitação e o conhecimento são diferenciais no momento da busca pelo primeiro emprego. A estudante Helen Priscilla de Jesus já tem consciência disso. “Fiz uma entrevista um mês antes de começar o projeto e não soube me comportar, fiquei muito nervosa. Acho que se tivesse participado dessa atividade antes, já estaria trabalhando”, avaliou.