O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, e secretários municipais foram recepcionados na manhã desta sexta-feira (27) pelo gerente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), João Ailton Bezerra Alves, na sede do órgão. O assunto principal do encontro foi à cooperação técnica entre as duas instituições.

Tanto o gestor municipal como o gerente do INSS destacou a importância da colaboração entre a Administração Municipal e o INSS. “É importante termos essa parceria, INSS e Prefeitura, somos entes públicos e temos por obrigação prestar o melhor serviço para a população. Esse acordo de cooperação técnica, que estamos propondo e que certamente iremos assinar, vai trazer um grande benefício para os servidores, um melhor gerenciamento para a Prefeitura e também para o Instituto”, comentou João Ailton.

Com o acordo formalizado, segundo o gerente, a própria Administração Municipal vai poder encaminhar para o INSS os benefícios requeridos pelos seus servidores, sem a necessidade de que esses se dirijam até o Instituto. A Prefeitura também vai ter acesso às informações, acompanhar os processos.

Para o secretário municipal de Administração, Jonas Sala, a reunião foi proveitosa. “Estamos estreitando a relação com o INSS e essa parceria vai permitir que a Prefeitura ofereça aos servidores os serviços do INSS, como o auxílio-aposentadoria, sem a burocracia toda. Ou seja, é uma descentralização de serviço, é uma facilitação da vida do cidadão e que agora, através desse termo de cooperação, o funcionário da Prefeitura tem acesso”.

Outro tópico levantado foi a permuta da área onde se localiza a Agência de Vitória da Conquista. O órgão planeja a expansão do seu espaço para atender a demanda crescente da população. “O INSS está com o intuito de se modernizar e de estar oferecendo um serviço melhor para a população de Vitória da Conquista e existe uma negociação neste sentido”.

Participaram da reunião: o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira; os secretários municipais de Administração, de Finanças e da Transparência, respectivamente, Jonas Sala, Gildásio de Carvalho, Diêgo Gomes, e os assessores Alcime, Lucas Batista e Mateus Novais.