Irma lemos deu boas vindas aos participantes de vários municípios da Bahia

Cerca de 150 trabalhadores representando mais de 50 municípios da Região estão em Vitória da Conquista durante esta semana para o curso do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS). O curso é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria como Governo do Estado, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Prefeitura de Vitória da Conquista.

O programa tem por objetivo garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS. Assim, eles se preparam para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do Suas nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. O programa conta com vários cursos e nesta etapa irá trabalhar com o tema “Atualização do Plano de Assistência Social”.

“É com muita alegria que nosso município recebe todos os participantes do CapacitaSUAS. Que todos possam voltar para suas cidades capacitados para fortalecer ainda mais o SUAS em nossa região e em toda Bahia”, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos durante visita para dar boas vindas ao participantes de outros municípios.

O curso é ministrado por professores da UFRB

O curso de 40h está dividido em três módulos: Planejamento e Política de Assistência Social; Construção do Plano de Assistência Social (PAS) e Monitoramento e Controle Social do PAS, que são ministrados pelos professores da UFRB. O evento está acontecendo na Escola de Formação em Saúde da Família, no CEMAE.

Para a assessora técnica da Superintendência de Assistência Social (SAS) da Bahia, Aline Araújo, o apoio da Prefeitura foi fundamental para realização do curso. “O CapacitaSUAS foi pensando nesta parceria, Estado, Município e Universidade,  alinhando a teoria à prática, para que os municípios possam consolidar o que for aprendido aqui em seu dia-a-dia.  Agradecemos ao município de Conquista por ter aberto as portas para o CapacitaSUAS e ter garantido toda estrutura para que o curso acontecesse”, destacou Aline.