Efetivar as disposições do Plano Municipal de Educação (PME) é um dos compromissos da Administração Municipal que, nessa quinta-feira, 3, empossou os membros do Fórum Municipal de Educação. A solenidade, realizada no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino, contou com a presença de representantes das instituições públicas e privadas de educação, sindicatos, conselhos municipais e Câmara de Vereadores.

O fórum é uma das instâncias responsáveis pelo acompanhamento do PME. O plano, criado através da Lei Municipal nº 2.042/2015, apresenta os rumos da educação para Vitória da Conquista até 2025.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, lembrou que o PME visa atender as necessidades de alunos desde a educação infantil até o ensino superior, passando pelos cursos profissionalizantes. “Esse grupo de pessoas empossado passa a fazer parte de uma instância capaz de dispensar irrestrita atenção ao futuro da educação de nossas crianças, adolescentes e jovens”.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal de Serviços Públicos, coronel Esmeraldino Correia, ressaltou a importância do fórum em meio aos desafios da educação. “Cabe ao fórum conhecer, direcionar, debater e, sobretudo, requalificar a educação em Vitória da Conquista”, declarou.

Empossado como representante da Câmara Municipal, o vereador Coriolano Moraes lembrou a atuação do fórum como mecanismo de controle social. “Neste momento, a bandeira que queremos e vamos defender é a melhoria do ensino público em nossa cidade”, disse.

Também fazendo parte do grupo dos 30 representantes do fórum, o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Pedro Emílio Passos destacou que o PME é fruto de discussões com diversos segmentos da sociedade, inclusive sindicatos.

Nos próximos dias, os membros do fórum vão se reunir para eleger presidente, vice-presidente e secretário da instância.