Foto: Caio Girardi

No último fim de semana, o município de Vitória da Conquista recebeu dois grandes eventos frutos de iniciativas público-privadas. Por meio de parcerias, a Prefeitura Municipal tem buscado potencializar atividades em diversos setores, no intuito de movimentar a economia da região, gerar oportunidade de negócios e proporcionar espaços de lazer na cidade.

Show de Roberto Carlos – No sábado, 27, o Estádio Lomanto Júnior foi palco de um show histórico para a região. Depois de 44 anos, o cantor Roberto Carlos retornou a Vitória da Conquista para uma apresentação que reuniu milhares de pessoas. Com apoio da Prefeitura, a iniciativa não contou com investimento financeiro do Governo Municipal, como explicou o chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira: “Não houve nenhum investimento financeiro nosso a não ser aqueles ligados à manutenção e à preparação do Estádio Lomanto Júnior para o show”.

Ferreira ainda reforçou que a Prefeitura arrecadou, com o show, o ISS (Imposto Sobre Serviços) pelo uso do Estádio. Além disso, o evento movimentou a rede de hotelaria e os estabelecimentos de alimentação da cidade. “De fato, o evento foi de grande sucesso e, principalmente, de grande alegria e resultados objetivamente claros para a economia local”, completou o chefe do Gabinete Civil.

Outros setores também foram beneficiados com a realização do show. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, o evento movimentou significativamente o comércio, com impacto positivo nas lojas de calçados, acessórios e vestuário. Dessa forma, a iniciativa promoveu a maior movimentação financeira para o setor, gerado por um evento da região, nos últimos anos.

“Além de trazer o rei para a cidade, depois de 44 anos, atendendo aos fãs, nosso objetivo era movimentar a economia da cidade, trazendo gente de toda região, lotando bares, restaurantes, hotéis e, com isso, gerando uma nova receita para todo o comércio e para toda a Prefeitura. Esse nosso objetivo foi atingido”, avaliou Cauto Freitas, gerente executivo da TV Sudoeste.

Feirão da Caixa – Promovido a partir de uma parceria entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a iniciativa privada, o evento movimentou o mercado imobiliário local. Segundo o superintendente da Caixa, Ismael Boaventura, o Feirão teve cerca de 400 imóveis com vendas finalizadas ou encaminhadas para finalização.

A iniciativa, realizada de 26 a 28 de maio, já pode ser apontada como a melhor edição. “A parceria da Caixa com a Prefeitura para que a Feira Imobiliária acontecesse no Centro Cultural Glauber Rocha e as condições oferecidas pelas construtoras aos compradores, aliadas aos benefícios oferecidos pelas nossas linhas de financiamento foram decisivos para o sucesso do evento”, argumentou Boaventura.

Secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Claudio Cardoso reforçou a importância para o município de eventos promovidos por meio de parcerias. Cardoso destacou ainda o quanto é importante inovar frente às adversidades econômicas e sociais, no sentido de fortalecer os diversos setores locais. “Parcerias para viabilizar e ampliar o alcance de eventos como a feira da Casa Própria e o show de Roberto trazem benefícios diretos e indiretos para o município. Além disso, ampliam a arrecadação de impostos, que se traduzirão, posteriormente, em serviços públicos; criam oportunidades espetaculares para os segmentos de serviços de vários naturezas e para o comércio; e dinamizam a economia”, relatou o secretário.

Com o sucesso das parcerias firmadas entre a Prefeitura e a iniciativa privada, novas iniciativas serão realizadas, mostrando que há disposição permanente para o diálogo e portas abertas da Prefeitura para os avanços que a cidade precisa, oxigenando as relações entre empresas e poder público. “Somos um governo eleito para mudar, para integrar a cidade, para trazer um ambiente de negócios que alavanque o nosso desenvolvimento futuro. Sabemos que estamos numa fase de adaptação e transitória, mas estamos planejando muita coisa, que já serão sentidas no segundo semestre. Não nos prendemos na opinião de quem fica cobrando injustamente soluções para cinco meses de problemas de 20 anos, que eles deixaram. Estamos trabalhando e planejando para fazer a gestão de excelência, realizadora, que a cidade espera e acredita”, finaliza o secretário de Comunicação, Andre Ferraro.