Nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Vitória da Conquista realizam a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do Suas: construções, proteção social e resistência”. O evento acontece no auditório Lúcia Maria Dórea, no Complexo Municipal de Saúde (Cemae), e contará com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo municipal, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), representantes de entidades não governamentais, membros da sociedade civil e da comunidade em geral.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social é uma das etapas para as conferências estadual e nacional, tendo como principal objetivo avaliar a política de assistência social do município e propor diretrizes que contribuam para o enfrentamento das desigualdades sociais. Durante o mês de maio, foram realizadas 16 pré-conferências, mobilizando organizações sociais, usuários e trabalhadores do Suas com o propósito de levantar desafios e elaborar propostas que serão debatidas e votadas na conferência.

As discussões deste ano estão organizadas em torno de cinco eixos estratégicos que abordam questões cruciais para o futuro do Suas e que são diretrizes do II Plano Decenal, são eles: I – Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades, II- Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional, III- Integração de Benefícios e Serviços: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social, IV- Gestão Democrática e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social e V- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.

Além dos debates temáticos, a programação da conferência inclui apresentações culturais, homenagens a personalidades da assistência social, palestras com especialistas da área, oficinas temáticas e a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.

Segundo a presidente do CMAS, Leda Freitas, a realização da conferência é fundamental para o aprimoramento do Suas impactando diretamente no aumento da eficiência dos serviços ofertados à população. “Esse é o momento de fazer novas propostas, tanto para o nível municipal quanto dos níveis estadual e federal. Entendemos que é de extrema importância essa conferência, porque é uma forma da gente mostrar para os nossos governantes o que já avançamos na assistência social e o que precisamos avançar”, pontuou a presidente do conselho.

Confira a programação completa:

Quarta-feira – 9 de julho

13h: Credenciamento

14h: Abertura Oficial

14h15: Apresentação Cultural

14h30: Composição da Mesa de Honra

15h20: Palestra Magna – “20 anos do SUAS: Construções, proteção social e resistência”

Palestrante: José Ferreira da Crus – Assistente Social com especialização em Políticas Públicas pela UFMG

16h30: Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência

Quinta-feira – 10 de julho

8h: Credenciamento

9h às 12h: Discussão dos Eixos Temáticos

14h: Apresentação Cultural

14h30: Plenária Final – Discussão e Aprovação das Propostas

Eleição dos delegados para a etapa estadual

18h: Encerramento