O Município de Vitória da Conquista irá receber um repasse de R$ 5.778.658,14 do Governo Federal para ações voltadas à recuperação e prevenção dos danos provocados pelas chuvas na cidade. O recurso está vinculado a um plano de trabalho produzido pelo município no inicio de 2022, relacionado às fortes chuvas que castigaram a cidade no final do ano de 2021. Com a liberação, áreas afetadas pelas chuvas do início deste mês de novembro também serão beneficiadas.

A verba é oriunda do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e foi oficializado após a publicação da Portaria nº 3.383, no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (18).

O repasse será destinado à reconstrução parcial de quatro canais de macrodrenagem da cidade: Lagoa das Bateias, Bruno Bacelar, Remanso e Jurema. A definição foi feita a partir de um plano de trabalho elaborado pelo município, e submetido ao Governo Federal, que visa reforçar o sistema de macrodrenagem da cidade, reforçando a infraestrutura pública e reduzindo os riscos em pontos vulneráveis.

Engenheiro da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Gabriel Queiroz explica o processo que levou à liberação dos recursos. “Em 2022, protocolamos esse plano de trabalho, com toda a documentação pra contextualizar os danos na nossa infraestrutura de drenagem. Desenvolvemos os projetos para análise do Governo Federal, e agora, final de 2025, conseguimos a autorização do repasse desse recurso”.

O cronograma de desembolso dos recursos está previsto para acontecer em três parcelas. Ainda segundo a portaria, o prazo de execução das obras será de 365 dias, a partir da publicação no DOU.

“Esses recursos serão liberados em três parcelas, e assim que a primeira for repassada ao município, a Prefeitura dará início à recuperação dos trechos afetados e para os quais os recursos foram destinados”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura.