Na manhã desta segunda-feira, 21, Vitória da Conquista sediou o Encontro em Saúde do Trabalhador, reunindo representantes dos 72 municípios da macrorregião. O evento foi realizado pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com os Núcleos Regionais de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Prefeitura Municipal e representantes do Controle Social.

O encontro teve como proposta discutir ações de vigilância epidemiológica de agravos relacionados ao trabalho; vigilância de ambientes e processos de trabalho; promoção da saúde dos trabalhadores; e prevenção de acidentes, de doenças e de outros agravos relacionados ao trabalho.

“São desafios, mas nós temos coragem, deliberação e atitude pra enfrentar. Vamos, sim, produzir melhor; vamos, sim, dar as respostas à altura das expectativas de todos os nossos trabalhadores da Prefeitura”, assegurou o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, que participou da abertura do evento representando o prefeito Herzem Gusmão.

Segundo Letícia Nobre, diretora do Divast, o encontro será realizado em todas as nove macrorregiões do estado, como uma forma de descentralizar as informações e a capacitação. “O objetivo é fortalecer as ações em âmbito regional e local, de modo que a gente consiga, em breve, ter todos os 417 municípios da Bahia desenvolvendo ações de saúde do trabalhador”, afirmou.

A assistente social do Cerest, Leila Correia, revelou que o evento, cuja programação se estende ao longo do dia, vai trazer mesas temáticas, análises de experiências exitosas na área de saúde do trabalhador e minicursos sobre vigilância epidemiológica, investigação de acidentes de trabalho e controle social. “A saúde do trabalhador com certeza depois desse evento vai ter mais ações”, ressaltou.