Notícias
Postado em 6 de novembro de 2025 as 08:00:28
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está participando do Encontro Nacional de Corregedorias, promovido pela Corregedoria-Geral da União, em Brasília. O evento celebra os 20 anos do Sistema de Corregedoria do Poder Executivo Federal (SisCor), do qual Vitória da Conquista faz parte desde 2019. O município está representado pelo Corregedor-Geral do Município, Antônio Gabriel Oliveira, e pelo secretário de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais.
O evento começou na terça-feira (4) e vai até esta quinta-feira (6), reunindo representantes de municípios, estados e da união para debates sobre integridade, ética e o fortalecimento da gestão pública. Estão sendo realizadas palestras, painéis e capacitações para servidores e empregados públicos que atuam na área.
Para o Corregedor-Geral do Município, Antônio Gabriel Oliveira, a participação no encontro reforça o compromisso da cidade com práticas voltadas para a boa gestão na administração pública. “A vinda a Brasília, neste Encontro de Corregedorias, tem por objetivo trazer para Vitória da Conquista as ideias e inovações em matéria de integridade, controle e correção, dentro da perspectiva de prevenção e responsabilização de atos ilícitos. Importante que nossa cidade esteja no radar dos demais órgãos como um exemplo de boas práticas, além de um ente sempre disposto a aprender e evoluir”.
Já o secretário de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais, afirma que, desde que o município passou a integrar o SisCor, aconteceram diversas melhorias na área Correcional. “Isso traz maior segurança aos servidores e fortalece a integridade do município de Vitória da Conquista. As premiações recebidas até agora, bem como a redução expressiva dos prazos de tramitação e a taxa zero de reversão, reafirmam o excelente trabalho desenvolvido pela equipe e membros das comissões da Corregedoria”.
No ano de 2023, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi premiada no Concurso de Boas Práticas Correcionais, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Corregedoria-geral da União. Vitória da Conquista conquistou o terceiro lugar na categoria “Demais entes federais, estaduais, municipais e distritais”, pela experiência que leva o título: Priorização de resultados – Gratificação por produtividade de atividade correcional.
Recentemente, a cidade aderiu novamente ao Programa Time Brasil, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), que tem como objetivo apoiar estados e municípios na implementação de ações voltadas ao fortalecimento da integridade pública.







