Nesta quinta-feira (30), a cidade de Vitória da Conquista participou do “2º Encontro de Cidades: em direção à Agenda 2030”, no Rio de Janeiro, que busca debater o futuro das cidades brasileiras em meio aos desafios cruciais do planejamento sustentável, financiamento e justiça climática. A Prefeitura Municipal foi representada pela coordenadora do Centro de Governança dos ODS, ligado à Casa Civil, Ludmila Araújo.

O evento conta com a participação de secretárias, secretários e gestores municipais de áreas essenciais como urbanismo, planejamento, desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial de todo o Brasil. Uma iniciativa conjunta da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), do Fórum Unicidades e do Escritório de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro, o encontro é um fórum para a troca de experiências e a construção de estratégias concretas para o avanço da Agenda 2030 e das ações climáticas locais.

Representando a prefeita Sheila Lemos, a coordenadora do Centro de Governança dos ODS, Ludmila Araújo, participou da primeira mesa da programação. Intitulada “O meio do caminho e a revisão do planejamento da Agenda 2030 e da Ação Climática local”, a mesa abordou o avanço das ações climáticas locais, além das revisões de planejamento necessárias para alcançar as metas previstas para 2030.

Ludmila destacou a importância da troca de experiências sobre ações locais voltadas ao desenvolvimento sustentável. “Fomos convidados, enquanto Prefeitura de Vitória da Conquista, para apresentar as nossas ações dos ODSs dentro da gestão pública, que está acontecendo já há algum tempo. Apresentamos o nosso comitê de Centro de Governança dos ODSs, vinculado à Casa Civil, com ações que começaram desde a Secretaria do Meio Ambiente, ali com as capacitações em relação aos ODSs, como o alinhamento ao plano plurianual, às peças orçamentárias, a constituição do Comitê Técnico”.

Ludmila

Segundo a servidora, trata-se de mais uma demonstração do pioneirismo de Vitória da Conquista nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. “Ao longo do dia, ao longo das mesas, tivemos boas conexões, e a percepção de que Vitória da Conquista está, sim, no rumo certo, trabalhando com frentes que grandes capitais, cidades médias e pequenas, que são casos de sucesso, também estão trabalhando na mesma ótica que a gente”. 

O evento segue nesta sexta-feira (31), com mesas redondas e workshops relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A expansão e cuidado de áreas verdes reforça o compromisso do município de Vitória da Conquista com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas que compõem a Agenda 2030 — um plano de ação global, composto por 17 objetivos e 169 metas, com o propósito de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente. Segundo a ONU, os objetivos e metas são integrados e indivisíveis, englobando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Em 2025, a cidade sediou dois importantes eventos relacionados aos ODS: o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia e o lançamento da Rede de Municípios ODS Bahia-Minas, destacando o protagonismo do município nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável no Nordeste e em todo o Brasil. O compromisso com os ODS está sedimentado por meio de legislação, que estimula a incorporação dos ODS à administração pública municipal, assegurando o alinhamento das ações governamentais às metas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento harmonioso das esferas social, econômica e ambiental em benefício da população conquistense.