Notícia Destaque
Postado em 31 de dezembro de 2025 as 15:47:54
Quem pensa em Vitória da Conquista, pensa no frio, nos biscoitos, nas luzes do Natal e, já há um bom tempo, em segurança. O ano de 2025 chega ao fim e a cidade se mantém como a mais segura da Bahia pelo terceiro ano consecutivo, além de ser a melhor para se viver em todo o estado. Um reflexo desses índices de segurança está na redução da taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Neste ano, a cidade registrou 34 ocorrências dessa natureza até agora, o que representa uma redução de 54,1% em relação a 2024 — e o menor número em relação aos últimos anos.
Os números também representam uma significativa redução na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, que confirma a segurança em Vitória da Conquista num cenário em que a Bahia é o estado com a segunda maior taxa de mortes por 100 mil habitantes, além de apresentar cinco das dez cidades mais violentas do país, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A taxa de Vitória da Conquista, de 8,57, está abaixo da meta do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, que é de 16.
Esses dados corroboram a eficácia das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Municipal para garantir a segurança e a melhor qualidade de vida dos moradores de Vitória da Conquista. E não se trata apenas de ações específicas de segurança pública, como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), mas de um trabalho integrado em diferentes áreas, como a melhoria no acesso a serviços de saúde, educação, cultura e demais campos que contribuem para uma vida digna e segura.
Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cristóvão Lemos destaca essa articulação entre as secretarias, com políticas públicas integradas e transversais. “A gente não consegue construir segurança pública de cima para baixo. Tem que ser a partir da base. Com a implantação da Guarda Municipal em 2021, fizemos um trabalho estratégico em toda a cidade, reduzindo os números dos crimes de menor potencial ofensivo, e isso trouxe reflexos nos outros tipos de crimes, como os Crimes Violentos Letais Intencionais, que tratam do homicídio propriamente dito. Batemos o recorde de menor número de CVLI registrado, que antes era de 49, em 2022, o que mostra que estamos no caminho certo”.
Cristóvão Lemos ressalta a importância da Guarda Municipal, em articulação com demais forças de segurança e secretarias da Prefeitura, para que esses números expressivos fossem alcançados. “Temos nesses resultados o trabalho da Guarda Municipal, que é fundamental dentro do sistema de segurança pública da cidade, juntamente com as outras forças de segurança, e agora com a criação da Secretaria, teremos ainda mais condições de oferecer tranquilidade pros cidadãos. A gente acredita que vamos melhorar e diminuir ainda mais esses índices, que é um desafio contemporâneo”, completou o secretário.
Criada em 2021, a Guarda Municipal de Vitória da Conquista agora está dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, e tem um trabalho que vai além da proteção patrimonial básica, como a atuação no policiamento preventivo, apoio comunitário e colaboração com outras secretarias e órgãos municipais.
A estrutura da Guarda conta com o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), com foco no patrulhamento preventivo de unidades de conservação, o Grupamento da Ronda Escolar (GRE), que faz o serviço de patrulha em todo o território urbano de Vitória da Conquista, além de atender denúncias de violência física, bullying e outras ocorrências, e o Grupamento de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM), que opera em ocorrências mais complexas, em nível de segurança pública básica.
A criação da SMSP — juntamente com o Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Fumsep), o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Conseg), e o Observatório Municipal de Segurança Pública (Osep-Municipal) —, permitirão uma atuação ainda mais eficaz e abrangente das políticas de segurança pública em todo o território de Vitória da Conquista, estimulando a participação da sociedade civil, a captação de recursos e o uso de dados científicos para fortalecer a colaboração com as outras forças de segurança e entes federativos. Esse trabalho diário tem como norte a qualidade de vida dos cidadãos, que podem trabalhar, estudar e ter momentos de lazer com tranquilidade e segurança.









