Primeira turma do Curso de Boas Práticas

Ao longo desta semana, a Vigilância Sanitária (Visa), em parceria com a Coordenação de Economia Solidária, realiza cursos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para os vendedores e ambulantes que irão trabalhar durante o Arraiá da Conquista, que será realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista entre os dia 23 e 26 de junho, no Centro Cultural Glauber Rocha.

Para capacitação, foram divididas duas turmas. Cerca de 80 pessoas que irão trabalhar no espaço com a venda de comidas típicas, bebidas, food trucks, carrinhos de alimentos como cachorro quente e pipoca, além de ambulantes, já receberam os certificados, e mais 35 pessoas serão capacitadas até a próxima sexta-feira (10). Todos receberam as orientações sanitárias sobre os cuidados com aquisição de produtos, acondicionamento, contaminação cruzada, higienização correta, água potável, em cumprimento da RDC 216/2004 da Anvisa.

Rita de Cássia de Jesus, de 55 anos, contou que trabalha há muitos anos em festas, e no Arraiá da Conquista estará vendendo bebidas e comidas típicas, colocando em prática o que aprendeu no curso. “Foi muito proveitoso e nunca é demais o aprendizado. Agradeço muito a oportunidade, porque já são dois anos sem o São João e estamos apostando que seja um evento muito bom, tranquilo e saudável, principalmente com os alimentos que vamos vender para quem for na festa”, ressaltou a comerciante.

Rita de Cássia recebeu o seu certificado para trabalhar no Arraiá da Conquista

O coordenador da Visa, Maico Mares, explica que a intensificação das atividades de educação continuada sobre as boas práticas de higiene e manipulação ajuda a coibir as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). “Estamos preocupados com isso, pois o setor alimentício tem crescido muito e a Visa tem buscado atuar não somente em apreender e notificar, mas investindo em educação permanente para que a qualidade sanitária do alimento não esteja em risco, pelos perigos físicos, químicos e biológicos”, afirmou Maico.

Com a aproximação dos festejos juninos, a Visa tem exigido que todos os vendedores fixos e ambulantes que estão trabalhando em festas e eventos, principalmente no Glauber Rocha, façam o curso de Boas Práticas para que possam conhecer o trabalho deles e treiná-los para atuarem nesses locais de forma segura.

Ainda de acordo com Maico, as boas práticas são regras que precisam ser seguidas e evitam os perigos para a saúde dos consumidores, por isso a fiscalização será feita em todos os dias de festa. “Vamos averiguar de perto, exigindo que todos os eventos em Vitória da Conquista que tiverem exposição e venda de alimentos, os manipuladores tenham o curso de boas práticas e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)”, pontuou o coordenador da Visa.

O curso foi ministrado pelo médico da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Uílio Macks Barros Brito, e teve participação ativa de todos que tiraram suas dúvidas, e, ao final, foram entregues os certificados.