Notícias
Postado em 5 de fevereiro de 2024 as 18:18:27

A Vigilância Sanitária municipal (Visa) assumiu a regulamentação dos serviços de saúde de alta complexidade de Vitória da Conquista, nos estabelecimentos que realizam tomografia, ressonância, endoscopia, UTI, dentre outros. Nesta segunda-feira (5), parte da equipe técnica da Visa participou de uma capacitação com representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o objetivo de melhorar o entendimento sobre os fluxos e protocolos desse serviço.
Até então, a Visa trabalhava prioritariamente com os serviços de baixo e médio risco, enquanto que a alta complexidade ficava sob a responsabilidade do estado. O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, afirmou que a mudança desse fluxo propiciará mais resolutividade para os regulados. “É um momento oportuno para a gente começar a dar esses passos para assumir a alta complexidade com responsabilidade e prudência, mas buscando avançar de forma ágil, para que possamos mostrar à sociedade conquistense que a gente vem crescendo e, ao longo do tempo, possamos ter autonomia de fazer essas avaliações”.
Com o avanço das ações da Vigilância Sanitária no município, incluindo melhorias na qualidade e no número de servidores, além de uma equipe formada na parte de Projeto Básico de Arquitetura (PBA), surgiu a necessidade de assumir a alta complexidade dos hospitais e seus serviços, fazendo a análise de projetos arquitetônicos, vistorias e emitindo as licenças sanitárias.

O coordenador da Visa, Maico Mares, assegurou que a equipe tem capacidade para assumir essa responsabilidade. “A Vigilância Sanitária já realiza alguns serviços de alta complexidade, como farmácia de manipulação, além da fiscalização de alimentos industriais. Ao assumir mais esse serviço no município, há uma grande possibilidade de acelerar os processos e resolver os serviços com mais rapidez e eficiência. Isso pode ajudar a atender ao anseio dos empresários da área dos serviços de saúde, que buscam ao longo dos anos acelerar os processos relacionados aos projetos arquitetônicos e outros procedimentos”, pontuou Maico.







