As mulheres atendidas pela Unidade de Saúde da Família Jardim Valéria tiveram um sábado movimentado. Elas participaram da primeira atividade do Outubro Rosa, campanha que incentiva a detecção precoce do câncer de mama.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços para o público feminino. A apoiadora institucional, Érika Carvalho Teixeira, explicou que foram realizados preventivos, solicitação de mamografias, além de palestras educativas e distribuição de material com orientações sobre a doença. “Tivemos a participação de aproximadamente 90 a 100 pessoas”, pontuou.

Além dos serviços, quem esteve presente participou do sorteio de brindes, café da manhã e atividades físicas como alongamentos, exercícios, caminhada, corrida e ginástica funcional. A ação marcou o início da participação da Saúde Municipal na campanha.

Sobre o Outubro Rosa – A Campanha surgiu ainda nos anos 90, nos Estados Unidos. No Brasil, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama ganhou força no começo dos anos 2000, conscientizando as mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A partir de 2011, o câncer de colo do útero também passou a ser abordado pela campanha.

A campanha se espalhou pelo mundo e, durante todo o mês, além das ações de conscientização, diversas entidades e empresas públicas e privadas adotam o rosa como forma de apoiar a iniciativa.