Notícias
Postado em 3 de abril de 2025 as 13:04:37

Auditório do Cemae
Na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Lúcia Dórea do Cemae, foi realizada a 1ª Plenária Popular da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
O evento faz parte dos preparativos para a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Estado da Bahia e contou com a participação de trabalhadores e representantes de sindicatos, que discutiram o tema da conferência “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, dividido em três eixos: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e a Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para efetivação do controle social.
Durante a abertura, a secretária de Saúde, Fernanda Maron, que na oportunidade representou a prefeita Sheila Lemos, destacou a importância do controle social na luta pelo direito à saúde dos trabalhadores. “Muito importante levantarmos aqui propostas para a melhoria dos nossos processos de trabalho, na construção de uma política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Enquanto Governo Municipal estamos buscando cada vez mais dar condições de trabalho aos nossos trabalhadores e é por isso que estamos aqui conduzindo essa plenária desde a fase preparatória”.
- Fernanda
- Tárcis
- Hebert
Para o presidente do CMS, Tárcis Gonçalves de Oliveira, a plenária é um espaço importante para discutir com o trabalhador melhorias para que o seu processo de trabalho não seja adoecedor . “Hoje nós sabemos que a ausência de condições adequadas de trabalho pode afetar a saúde do trabalhador não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Então é muito importante esse dia aqui, hoje, que vai funcionar com três eixos, falando sobre a saúde do trabalhador, e tenho certeza que vai ser de grande valia para nós”.
Para o servidor da educação e representante do Sindicato Municipal dos Servidores (Sinserv), Hebert Gomes, a plenária é um momento muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras. “Porque a gente tem que cuidar de quem cuida. Quando a gente cuida do trabalhador, a gente está cuidando da sociedade, porque ele faz um trabalho melhor, atende melhor e, por consequência, melhora a saúde de todo mundo. E a gente vê que, após esse período que a gente teve de pandemia, a saúde do trabalhador piorou muito, sobretudo a saúde mental. Então, é de muita importância esse tipo de atividade, de conferência, de palestras, tudo para atenuar e melhorar a saúde do trabalhador, seja ela a saúde mental, a saúde física, a saúde financeira, também, do trabalhador, não é?”.