Desenvolvimento Social
Postado em 20 de junho de 2024 as 17:00:21

Suas na Comunidade chega ao povoado de Gameleira, na região do distrito do Pradoso
A população do povoado de Gameleira, na região do distrito do Pradoso, recebeu a 26ª edição do programa Suas na Comunidade, nesta quinta-feira (20). A ação, realizada em frente à Escola Municipal São Francisco de Assis, ofertou aos moradores serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), programa municipal de Habitação de Interesse Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e de políticas transversais, a exemplo da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SMPM).
O Suas na Comunidade é um programa do Governo Municipal com organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), criado com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimentos através da descentralização dos serviços para moradores dos condomínios Minha Casa, Minha Vida e da zona rural de Vitória da Conquista. Com mais essa edição, desde janeiro, o Governo Municipal já conseguiu alcançar aproximadamente 4700 pessoas, com a realização de mais de 6700 atendimentos.
- Cadastro Único
- Cras Rural
- Habitação
- Desenvolvimento Rural
- Políticas para Mulheres
- Ouvidoria
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o objetivo da gestão é seguir beneficiando os moradores de regiões mais afastadas do centro da cidade, por meio do programa. “O Suas na Comunidade é uma estratégia nossa para cuidar de quem vive em áreas mais distantes. A gente sabe que custa tempo e dinheiro para ir até os serviços para ter atendimento, então a gente traz todos os serviços até vocês. Já realizamos mais de 26 ações e, até dezembro, nós vamos finalizar a primeira rodada, retomando no ano que vem para visitar todos os lugares novamente”, pontuou Michael.
- Michael Farias
- Tereza Moraes
Para a líder comunitária, Tereza Moraes, as ações realizadas nas zonas rurais facilitam a vida da população e devem continuar. “Essa oferta de serviços aqui facilita bastante, ameniza o trabalho de se deslocar da comunidade até Conquista. Às vezes, a pessoa vai e não consegue nem ser atendida. E quando o trabalho vem para ser prestado na zona rural, fica de melhor acesso para todo mundo. Sem falar que já diminui a despesa com passagem e alimentação. Então, já ajuda muito que o serviço venha ao encontro do povo”, afirmou.
A equipe do Suas na Comunidade foi recebida com muita alegria pelos moradores do povoado. De acordo com o agricultor Jesuino Moreira, isso é resultado do acompanhamento que já vem sendo desenvolvido na região. “Um serviço igual a esse aqui na comunidade é uma coisa de outro mundo, não tem nem como comparar”, enfatizou Jesuíno.
- Jesuíno Moreira
- Jesuíno Camões
- Aline Maciel
Outro morador do povoado beneficiado com os serviços do Suas foi Jesuíno Camões. Ele relatou que visitou espaço em que o estande foi montado com a intenção de renovar a carteira de idoso e de receber novas mudas de frutas para complementar as suas produções agrícolas. “A gente não precisa ir longe para receber algum benefício. É muito bom. Eu recebi aqui mudas de fruta e fiz carteirinha de idoso. Eu teria que ir até a cidade pra poder fazer, perdendo um dia inteiro de serviço e o lucro da minha produção”, disse.
Fala, Conquista
Além da oferta de serviços, o Suas na Comunidade tem levado à população os atendimentos da Ouvidoria Geral do Município. Durante as ações, a equipe tem acolhido as demandas dos moradores, visando aproximar a gestão da comunidade e aprimorar os serviços ofertados pelo Governo Municipal. Ao identificar críticas, elogios ou sugestões de aprimoramento dos serviços, a Ouvidoria intermedia o contato com o órgão apontado e também apresenta respostas à comunidade após a resolução dos problemas.
“A gente percebeu através dos dados que, apesar da extensão territorial da zona rural de Vitória da Conquista, essa população não estava tendo acesso à Ouvidoria. Então, nós aproveitamos a estrutura dos Suas para chegar a essas comunidades, estar presente e, não só divulgar os serviços, como fazer registros e divulgar esse órgão tão importante que está aqui para a gente conseguir melhorar o serviço público”, explicou a gestora de qualidade da Ouvidoria, Alice Maciel.