Desenvolvimento Social
Postado em 6 de junho de 2024 as 16:00:52

Suas na Comunidade chega à comunidade quilombola do Boqueirão
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do programa Suas na Comunidade, ofertou diversos serviços essenciais à população quilombola do Boqueirão, localizada na região do distrito de José Gonçalves. Essa edição, realizada nesta quinta-feira (6), é a 23ª do programa, que já beneficiou mais de 4.300 pessoas residentes na zona rural e nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
Desde janeiro, o Suas na Comunidade tem ampliado a capacidade de atendimentos através da descentralização dos serviços. Nesta edição, além da oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), os moradores da comunidade tiveram acesso a serviços do programa municipal de Habitação e Interesse Social, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e de políticas transversais, a exemplo da Igualdade racial e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SMPM).
- diretoria de Habitação
- Entrega de mudas
- Ouvidoria
- Centro de Referência da Assistêncial Social
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa integração de serviços variados visa combater as desigualdades sociais e garantir qualidade de vida para os moradores de regiões mais distantes do centro de Vitória da Conquista. “O Suas na Comunidade nada mais é do que a assistência social indo aonde o povo está. O compromisso do nosso governo é cuidar das pessoas e uma das nossas prioridades nessa caminhada é a população quilombola. A gente sabe que quem vive aqui tem mais dificuldade do que quem vive na cidade. Então, ao invés de vocês terem que ir lá, a gente traz o serviço na porta de vocês”, afirmou Michael.
- Michael Farias, ao centro
- Ricardo Alves, entre os secretários Michael Farias e Viviane Sampaio
Para que ações como essa aconteça, o Governo Municipal conta com a articulação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rural, que atende todo o território da zona rural; e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), responsável por gerir as políticas de promoção da igualdade racial em Vitória da Conquista e também por mobilizar as secretarias municipais neste processo.
O coordenador da Coopir, Ricardo Alves, falou sobre o trabalho que a gestão municipal vem desenvolvendo na comunidade quilombola do Boqueirão. De acordo com ele, não por acaso, a ação foi realizada próximo à Escola Municipal Lírio dos Vales, que já atende a população. “Igualdade racial não é juntar vocês em um evento. Igualdade racial é combater a fome, a falta d’água, a falta de saúde e de educação. Trazer os Suas na Comunidade até vocês é garantir que vocês não precisem ir até Conquista para terem assistência. Nós vamos seguir trabalhando em todas as comunidades quilombolas, de forma prioritária, não só com o Suas, mas com diversos programas municipais”, garantiu Ricardo.
- Jovelino Batista
- Maria Araújo
Para o presidente da Associação Comunitária Remanescente de Quilombo do Boqueirão, Jovelino Batista, é muito importante que os serviços cheguem até as comunidades mais distantes. “Foi muito bom porque já facilitou para o pessoal que mora aqui, que é tão sofrido. Eu fiquei muito satisfeito. Aqui, nós necessitamos de muitos serviços, então a gente pede que venha cada vez mais assistência para a gente. É importante que tenha mais serviços”, enfatizou o líder comunitário.
A quilombola Maria Araújo participou da ação e comemorou a oferta de serviços em sua comunidade. “Essa ação aqui é muito boa para a gente, me deixou muito feliz. Eu recebi a muda de laranja e vou levar para minha casa para plantar”, relatou.
Sobre o programa
O Suas na Comunidade é um programa municipal que tem o objetivo de descentralizar os atendimentos da rede socioassistencial em localidades com grande extensão territorial e grande volume populacional, como áreas rurais e condomínios residenciais do Minha Casa Minha Vida, visando a garantia dos direitos básicos a esta população.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), o programa também conta com a parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), de Políticas para Mulheres (SMPM), e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel). Além disso, também são parceiros do programa, entidades públicas e privadas, como a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado (DPE).
Desde o seu lançamento, o programa já beneficiou moradores de diversas localidades de Vitória da Conquista. Na zona urbana, foram contemplados moradores dos residenciais: Pau Brasil, Ipê, Vila Sul, Vila Bonita, Europa Unida, Rosas, Vivendas da Serra, América Unida, Acácia, Jequitibá, Margarida, Parque das Flores, Flamboyant, Jacarandá e Vila Simão. Já na zona rural, foram realizadas atividades nas localidades de Bate-Pé, José Gonçalves, Inhobim, Cabeceira do Jiboia, Baixão, Dantilândia, Lagoa de Melquíades, Veredinha, Baixa do Muquém, Estiva, Cachoeira das Araras, Laranjeiras, Povoado do Sossego, São Sebastião, Povoado do Choça, Cabeceira e Boqueirão.