Notícias
Postado em 19 de julho de 2022 as 16:38:57
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou novo protocolo clínico para atendimento aos pacientes com diabetes na rede SUS em Vitória da Conquista. Com o protocolo, as prescrições de tratamento para o atendimento deste público serão unificadas em todas as unidades de saúde e também da Farmácia da Família, responsável pela distribuição dos medicamentos, insulina, fitas para aferição e outros itens para tratamento e controle da doença.

A oficina é ministrada pelo farmacêutico Pablo Maciel
Para apresentar as novas orientações, médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde participam de uma oficina sobre o tema. O primeiro encontro foi realizado nesta terça-feira (19), na UFBA, e contou com a participação de médicos que atuam nas zonas urbana e rural. A coordenadora municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Mariana Matos, explicou que além dos médicos, farmacêuticos e dentistas participarão de capacitações.
Mariana também destacou a importância das novas regras. “Além de unificar a prescrição, o protocolo apresenta métodos mais modernos para o atendimento às pessoas com diabetes, que deve ser feito de forma multidisciplinar incluindo atuação de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos que apresentam medidas farmacológicas e não farmacológicas”.
O médico Wester Vieira, que trabalha na Unidade de Saúde Nestor Guimarães, estava entre os participantes da oficina. Para o médico, que atende grande número de pessoas com diabetes, capacitações dessa natureza contribuem para a troca de experiências. “A medicina como vem evoluindo é baseada em protocolos e quanto mais padronização maior o respaldo para podermos atuar de uma forma mais efetiva e com metas mais bem estabelecidas na tentativa de manter o controle desses pacientes com diabetes”, concluiu.
- Wester Vieira
- Mariana Matos