Mais de 100 servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista participam do curso sobre prevenção e detecção de fraudes em licitações, promovido pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação. A capacitação começou nesta segunda-feira (28) e continua nesta terça-feira (29) e nos dias 8 e 9 de maio.

O objetivo é fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários para identificar, prevenir e combater fraudes em processos licitatórios. “Esse encontro foi idealizado pela prefeita Sheila Lemos com o intuito de capacitar e habilitar os nossos servidores para o controle e prevenção a fraudes. Ela tem o compromisso com a transparência e a lisura de todos os processos que o município vem a executar. Então, esse treinamento também está perfeitamente alinhado com o planejamento estratégico que está sendo elaborado concomitantemente para a elaboração do PPA 2026-2029”, destacou o secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros.

No decorrer do curso, os palestrantes irão abordar os elementos preventivos e estruturantes de Governança que garantem a integridade, a gestão de riscos e a transparência dos processos administrativos de contratação, assim como estruturar a gestão de forma eficaz.

Durante a palestra, o professor Paulo Alves, presidente da Companhia de Soluções e Inteligência Governamental (CSI) e diretor-presidente da Companhia Brasileira de Governança (CBG), abordou diversas questões que envolvem a nova lei de licitações de modo que garantam um ambiente confiável na administração pública.

“A administração pública precisa fazer compras para atender aos anseios da necessidade para executar as políticas públicas de saúde, educação e segurança pública. E no que toca as contratações, algumas providências foram determinadas pela nova lei de licitações e contratos, providências para garantir um ambiente íntegro, um ambiente confiável, que garanta segurança para o cidadão quando ele vê sua prefeitura fazendo essas contratações, realizando no dia a dia. Então, tudo que nós fazemos hoje precisa ser sustentado por esses elementos. E é sobre isso que eu vim aqui conversar com esses gestores que se mostram muito dedicados a atender o seu interesse, cidadão, na execução de políticas públicas”, disse o palestrante.

Servidor do núcleo administrativo da Secretaria de Finanças, Lucas Andrade é um dos participantes do curso e elogiou a iniciativa de capacitar os servidores envolvidos com processos licitatórios no governo municipal.

“O curso se mostra muito importante no momento, desde a edição da nova lei de licitações que trouxe diversos avanços, mas também diversos desafios para quem lida diariamente com a licitação no setor público, e com esse tipo de curso, principalmente para os servidores que lidam diretamente com esses processos licitatórios e diariamente na Prefeitura, é muito importante porque traz essa reciclagem, a atualização para a gente que lida com isso todos os dias”, declarou.

A controladora interna da Secretaria da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Larissa Freitas, também destacou o curso voltado para todas as secretarias, uma vez que o controle interno é realizado por cada secretaria e, junto com a Secretaria da Transparência, realizam as ações com integridade e efetividade.

“A Controladora Interna vê esse curso promovido pela Semgi como de fundamental importância, porque a Controladoria tem como função atuar na prevenção e combate a fraudes e corrupção. Então, essa ação é muito voltada para a melhoria dos processos, para a verificação, para a proteção das atividades de controle, e junto com a Secretaria Municipal da Transparência melhora os processos, deixa os processos mais confiáveis, melhora a gestão como um todo, dão maior transparência, que é o que a Secretaria de Transparência sempre busca e dá muito mais efetividade para a gestão. Então, traz conceitos importantes que a gente já vem trabalhando”, enfatizou.