Desenvolvimento Social
Postado em 6 de fevereiro de 2025 as 16:00:29 e atualizado em 7 de fevereiro de 2025 as 16:05:53

A recepção aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) recepcionou, nesta quinta-feira (6), os novos servidores aprovados no concurso público 001/2024, que irão atuar nas unidades das diferentes políticas públicas geridas pela Semdes. A recepção aconteceu no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) e contou com a participação de toda a equipe de gestão.
Durante o evento, o secretário da Semdes, Michael Farias, explicou para os servidores que além da assistência social, eles deverão atuar junto a outras políticas públicas que também fazem parte da secretaria, a exemplo da habitação de interesse social, igualdade racial, direitos humanos de pessoas LGBTQIAPN+ e de criança e adolescente. “Os novos servidores chegam para cumprir um propósito maior, que é servir à população de Vitória da Conquista. Aqui, cada profissional tem um papel fundamental na garantia de direitos e na promoção de políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, destacou Michael.
- Michael, no centro; Nildo, diretor de Habitação e Irlane, diretora da Assistência Social
- Tâmara Silva
No total, foram encaminhados à Semdes 23 servidores de nível médio e superior que irão exercer as funções de educador social, atendente de sistema de informação, técnico em informática, assistente social, psicólogo, instrutor de artes e instrutor de música. Para a chefe do setor de Gestão de Pessoas, Tâmara Silva de Almeida, esse momento de recepção é essencial para facilitar o processo de integração entre os novos servidores e os serviços. “Esse é o momento em que a gente apresenta a secretaria para os novos servidores. O objetivo é que eles entrem sabendo em qual cenário estarão inseridos e a importância que a secretaria tem em servir a população, tratando as vulnerabilidades e garantindo os direitos das pessoas”, explicou Tâmara.
O psicólogo Gabriel Luiz do Rosário terá a primeira experiência como servidor público na área do Desenvolvimento Social. Segundo ele, é motivo de muita alegria poder fazer parte da administração pública. “Além de ser um momento de muita felicidade pra mim, eu penso que também é uma oportunidade de muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional. É uma oportunidade de fazer parte, como o nosso secretário disse, de um propósito maior, um propósito de servir a população, porque essa é a função do servidor público, que muitas pessoas acabam esquecendo”, pontuou Gabriel.
- Gabriel do Rosário
- Lara Rodrigues
Já Lara Rodrigues saiu do cargo efetivo de educadora social para assumir o de assistente social, ambas as atuações na Semdes. Durante o evento, ela relatou que permanece o mesmo desejo de servir à população mais vulnerabilizada, agora em um cargo diferente. “Eu estou bem ansiosa e bem empolgada. Sou muito grata à Prefeitura, porque foi onde eu aprendi realmente o que era a assistência social. Então, decidi fazer minha graduação e, depois de quase 11 anos atuando como educadora social, passei no concurso para atuar na minha área como assistente social. Estou com o coração aberto para aprender coisas novas e para estar atuando realmente na minha área, na garantia de direitos”, afirmou Lara.
Após o momento de conhecer os gestores e coordenadores da Semdes, os novos servidores terão um encontro com a chefia do setor de Gestão de Pessoas para tirar dúvidas sobre questões administrativas relacionadas ao novo vínculo profissional e para serem direcionados aos setores em que irão atuar.