O momento formativo reuniu representantes de diferentes políticas públicas

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deu continuidade ao processo de reordenamento da política pública voltada à população em situação de rua. Essa etapa iniciou com a realização de grupos focais nas unidades socioassistenciais de Vitória da Conquista e finalizou, nesta quinta-feira (27), com um momento formativo que reuniu representantes de diversas políticas públicas no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

Segundo a coordenadora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Tainá Alves, a iniciativa teve o objetivo de aprofundar o diagnóstico iniciado nos meses anteriores, reunindo percepções sobre fluxos de atendimento, desafios e potencialidades da rede de proteção social. “O processo formativo permite qualificar práticas, alinhar ações entre as políticas públicas e subsidiar decisões estratégicas da gestão. Esse trabalho é fundamental para que o município avance na construção de uma política intersetorial mais clara, integrada e eficaz”, afirmou a coordenadora.

A formação e os grupos focais foram conduzidos pelo consultor Luciano Márcio Freitas de Oliveira, sociólogo e assistente social com ampla experiência na Política de Assistência Social. Segundo ele, o enfrentamento à situação de rua exige uma atuação integrada. “Apresentamos as potencialidades identificadas e os pontos de atenção, entendendo que, para fenômenos complexos, as respostas também precisam ser complexas. A ideia é construir caminhos para que o município avance na construção de um plano municipal, a partir de um diagnóstico e das proposições apresentadas pelas políticas envolvidas”, explicou o consultor.

O presidente do Lar da Misericórdia, João Paulo de Oliveira, ressaltou a importância da cooperação entre governo e sociedade civil. “A importância é saber que o poder público está desenvolvendo ações concretas para mudar a realidade daqueles que se encontram em situação de rua. As ONGs vêm desenvolvendo um trabalho nesse sentido também e é importante que haja essa vontade política porque reforça nossa expectativa de encontrar apoio do poder público para orientar as ações dessas instituições”, afirmou João Paulo.

Participaram do encontro formativo trabalhadores das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS), Educação (Smed), Desenvolvimento Econômico (SMDE), Meio Ambiente (Semma) e Mobilidade Urbana (Semob), além da Defensoria Pública do Estado (DPE) e de organizações da sociedade civil, como a Casa do Andarilho e o Lar da Misericórdia.