Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 2 de setembro de 2024 as 14:22:33
e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 09:02:14

Quarta etapa do Seminário Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas foi realizada nesta sexta-feira
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou, nesta sexta-feira (30/08), a quinta etapa do seminário “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas”, voltado para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória da Conquista. O encerramento reuniu a equipe de gestão do Suas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e teve como objetivo discutir estratégias para o aprimoramento da execução da Política Nacional de Assistência Social (Pnas) no município.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a realização do seminário tem contribuído para a qualificação do trabalho de gestão e da oferta de serviços da assistência social em Vitória da Conquista. “Este momento de hoje é mais um encontro para trabalhar alguns conceitos importantes e repensar nossas estratégias, para que o Suas possa impactar positivamente na vida das pessoas. A partir disso, nós poderemos enfrentar as desigualdades e, principalmente, garantir que as pessoas possam exercer a sua autonomia”, destacou Michael.
- Michael Farias e Abigail Torres
- Professoras Abigail, Ana Lígia e Yheda
Com a finalização prevista para dezembro de 2024, desde a primeira etapa, o ciclo formativo tem sido mediado pelas professoras Abigail Torres e Yheda Gaioli, que são referências nacionais na área de Assistência Social. Além disso, as etapas voltadas para a equipe de gestão contam com a presença da professora Ana Lígia Gomes, que também é referência nacional no assunto e tem experiência com gestão de informação e de benefícios eventuais e socioassistenciais.
Para a professora Abigail Torres, esse processo de formação permanente contribui para que os profissionais estejam cada vez mais engajados no aprimoramento dos atendimentos direcionados às famílias, possibilitando que os serviços se tornem um espaço mais acolhedor e com maior capacidade de intervenção. “Hoje, a gente focou em pensar na especificidade do Suas e no tipo de trabalho que precisa ser desenvolvido. É uma discussão de conceitos, mas principalmente para a gente pensar estratégias que concretizem o direito das pessoas. Nossa expectativa é que esse trabalho favoreça a reorganização, a atualização do trabalho cotidiano das equipes, a ampliação do acesso das pessoas e que, principalmente, redirecione a relação direta com o público”, explicou a professora.
Durante as etapas do seminário, cerca de 100 trabalhadores da rede socioassistencial têm sido capacitados em três turmas, em diferentes turnos, para não comprometer o atendimento ao público nas unidades. Nessas turmas, os profissionais participam de discussões teóricas, rodas de conversa e de dinâmicas que abordam a relação entre a proteção social, as famílias e os territórios; na perspectiva de gerar o fortalecimento de vínculos.