A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) encerrou, nessa quinta-feira (7), o ciclo formativo “Educação Permanente no Fortalecimento Institucional do Suas”. O evento, realizado no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), foi mais um da série de encontros formativos direcionados às equipes de gestores e trabalhadores de todas as unidades de atendimento da assistência social de Vitória da Conquista.

Durante a solenidade, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou o compromisso do Governo Municipal de qualificar os trabalhadores e fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (Osc’s), visando garantir serviços de qualidade aos usuários da assistência social. “A gente entende que não existe formação em rede apenas com trabalhadores do Governo Municipal. Por isso, nós estamos dando mais um passo importante para qualificar, ainda mais, os trabalhadores do Suas, fortalecer as Organizações da Sociedade Civil e, principalmente, fazer com que as nossas unidades socioassistenciais possam verdadeiramente garantir serviços de qualidade aos usuários”, afirmou o secretário.

Para a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, o trabalho desenvolvido irá impactar diretamente no fortalecimento do Suas em Vitória da Conquista, beneficiando tanto a prática do trabalho dos servidores quanto às famílias atendidas nos serviços. “O compromisso que a gente vai ter é de acolher todas as questões levantadas pelos trabalhadores e pelos relatórios que as professoras vão produzir para dar uma resposta. A partir dessas discussões com toda a rede e da construção coletiva do plano de ação, a gente espera fortalecer o Suas em Vitória da Conquista, e assim podemos trabalhar as relações de uma forma mais horizontal”, explicou a diretora.

O ciclo formativo foi realizado em Vitória da Conquista desde de abril de 2024, com a mediação das professoras Abigail Torres e Yheda Gaioli, que são referências nacionais na área de Assistência Social. Além disso, as etapas voltadas para a equipe de gestão contaram com a presença da professora Ana Lígia Gomes, que também é referência nacional no assunto e tem experiência com gestão de informação e de benefícios eventuais e socioassistenciais.

Segundo a professora Abigail Torres, agora é preciso dar continuidade às discussões em busca de estratégias para solucionar as fragilidades levantadas ao longo do processo para que haja realmente um impacto positivo. “A gente espera uma maior valorização dos trabalhadores que de fato atuam diretamente com a população, independente se é serviço da Prefeitura ou se é mediado por organização social. A gente entende que essa equipe que se aproxima, que circula nos territórios, conversa com as pessoas, é o coração do sistema, é o que realmente tem que ser fortalecido. E com isso também ampliar a participação das pessoas nas unidades. Então, a gente apostou nisso e vai torcer para que de fato, aos pouquinhos, mas não tão lentamente, essas coisas aconteçam”, avaliou Abigail Torres.

Além dos encontros com toda a rede, o seminário também proporcionou discussões em pequenos grupos exclusivos para a equipe de gestão e discussões exclusivas para os trabalhadores das unidades de assistência social. A técnica de referência do Centro de Convivência Criança (CCCC), Renem Maellen Souza, foi uma das servidoras que participou dos pequenos grupos com o acompanhamento da equipe do Vira e Mexe. “Foi realmente um ambiente muito acolhedor, um espaço de fala e de escuta sensível, mas também real, com os pés no chão. Então, eu achei muito importante, muito enriquecedor. Às vezes, a gente pensa assim: ‘vem mais uma capacitação’. Mas foi uma coisa diferente de todas as outras que eu já tinha passado. Eu já passei por várias capacitações no Suas e essa eu vi como um diferencial para o meu trabalho”, relatou.