Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 20 de agosto de 2024 as 16:50:34
e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:22:55
Ao longo do mês de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e Desenvolvimento Rural (SMDR), está distribuindo mudas de laranja-pera para os agricultores que cultivam nas quatro hortas comunitárias urbanas do município. As hortas dos bairros Recanto das Águas, Vila América e Kadija já foram beneficiadas e, na próxima semana, as mudas serão entregues na horta do bairro Jardim Valéria.
- Recanto das Águas
- Vila América
- Kadija
A distribuição das mudas é uma ação promovida pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com a Coordenação de Fomento à Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). No total, serão distribuídas aproximadamente 100 mudas de laranja-pera, que poderão ser plantadas nas hortas ou nos terrenos particulares dos agricultores.
A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, explicou que essa iniciativa tem como objetivo estimular a criação de fontes alternativas de renda para os agricultores que, além das hortaliças cultivadas nas hortas, também poderão vender ou utilizar para consumo próprio os frutos que as mudas darão futuramente. “Apoiar as hortas é uma forma de fortalecer essas famílias dentro dos territórios. Por entender isso, a Prefeitura tem buscado apoiar esses agricultores, proporcionando o acesso a informações técnicas que vão melhorar cada vez mais o manejo e o cultivo das hortas comunitárias de Vitória da Conquista”, afirmou a coordenadora.
- Karine Barros
- Eduardo Castro
Após finalizar o cronograma de entrega das mudas, a Semdes e a SMDR continuarão promovendo ações de apoio às hortas comunitárias. Nos próximos meses, além das oficinas técnicas que são ofertadas continuamente nas hortas, os agricultores também irão receber mudas de umbu gigante e kits para o cultivo de abelhas sem ferrão.
O coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, participou da entrega das mudas e orientou os agricultores sobre o cultivo das mudas e a importância de adquiri-las de viveiros certificados, para evitar contaminações e doenças. “Essas mudas fazem parte do projeto Citrus do Futuro da SMDR, que visa incentivar a produção de cítricos em Vitória da Conquista. Hoje, cada um dos agricultores vai receber uma muda que poderá ser plantada aqui na horta ou em algum terreno que vocês tenham”, explicou Eduardo.
- Lucilene da Silva
- Ana Lúcia Santos
A agricultora do Kadija, Luciene da Silva, foi uma das beneficiadas com a entrega de mudas e relatou que o apoio da Prefeitura nas hortas comunitárias tem sido muito proveitoso para a comunidade. Ela explicou que os agricultores que escolherem plantar as mudas na horta farão em locais estratégicos para que a sombra não atrapalhe no cultivo das hortaliças. “Essa muda é muito especial para mim, comprei um terreno na região do Capinal e eu irei plantar lá. Acho que as oficinas realizadas aqui na horta são maravilhosas, a equipe é muito boa e tem ajudado a gente no cultivo”, contou Luciene.
Na entrega de mudas do bairro Vila América, a agricultora Ana Lúcia Santos também demonstrou estar contente com as mudas de laranja-pera. “As hortas são espaços importantes. Aqui, a gente produz muita coisa que é importante para a saúde, a gente produz tudo de forma natural. Receber essas mudas de laranjas foi perfeito, até porque na horta a gente não tem. E é bom a gente ter, não muitas por causa do espaço, mas é bom ter alguns pés aqui para produção”, relatou Ana Lúcia.